domingo, janeiro 29, 2006

E-Government Services


E-Government Services


Na Europa, um pouco por toda a parte, os governos procuram reduzir as despesas com os vários serviços, adoptando os processos mais eficientes para o conseguir. Na Dinamarca, conforme podemos ver neste artigo do "Guardian", os dinamarqueses são, de forma compulsiva, obrigados a aderir. É ao estilo Viking! Guardian

Protecção do Alto Mar

Uma prioridade da 3ª Conferência Mundial Sobre os Aceanos, foi a protecção do Alto Mar, como artigo do "Le Monde".

22º Festival Internacional do Gelo e da Neve


Em Harbin, cidade ao norte e a mais fria da China, realiza-se o 22º Festival Internacional do Gelo e da Neve, desde 9 de Janeiro, no Parque Zhaolin, recreando edifícios importantes do mundo.

Novo Planeta



Novo Planeta, cinco veses maior do que a Terra, foi descoberto pelos cientistas, que regista a temperatura de 200 graus negativos.

Ano Novo Lunar

Celebra-se Hoje na China o Ano Novo Lunar.

Festeja-se hoje entre o povo chines a entrada do Ano Novo Lunar, assim como no Vietname e na Indonésia. As lanternas vermelhas e douradas são o simbolo do Ano Novo, e os festejos decorrem na rua e entre a família.

A data é propícia às compras, especialmente, de produtos vermelhos e dourados que simbolizam o desejo de prosperidade.

Ano Novo Lunar

Ano Novo Lunar

Hoje, 29 de Janeiro, é celebrado o Ano Novo Lunar, na China, o Ano do Cão, que sucede ao do Galo, em que milhões de pesoas em todo o mundo festejam na rua e em família.

Também é habitual no Vietname e na Indonésia. Para os festejos são usadas lanternas vermelhas e douradas, simbolos do Ano Novo.

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Forum Mundial de Economia


Forum Mundial de Economia em Davos


Decorre em Davos, Suiça, o Forum Mundial de Economia em que estão presentes mais de 2300 entidades, entre Chefes de Estado, Oficiais e Executivos para debater as importantes questões que afectam a economia em todo o Mundo.

Aproveitando a ocasião, a estrela de rock irlandês, BONO, vocalista da banda U2, lançou o "Cartão Vermelho", com o objectivo de eliminar o HIV em África.

A finalidade do cartão é a de obter receitas para um Fundo Global para combater a sida, turbeculose e malária. Estão associadas diversas empresas que irão contribuir com valores elevados através de produtos da marca "Red", fabricados principalmente com matérias primas africanas.
,

Bolívia


Evo Morales


Evo Morales, o primeiro Índio a ser eleito Chefe de Estado, Bolívia, na sua tomada de posse, em La Paz, em 22 de Janeiro de 2006.

quinta-feira, janeiro 26, 2006

EINSTEIN


Pensamentos de Einstein


  1. "O que fez cair em descrédito a forma democrática dominante na Euiropa (...), não se deve atribuir à ideia democrática fundamental, mas sim à falta de estabilidade dos chefes de governo e ao caracter impessoal do modo de eleição."


  2. "As instituições são impotentes no sentido moral, se não forem apoiadas e alimentadas pelo sentido de responsabilidade de indivíduos vivos."


  3. "O observador que pretende observar uma pedra, observa na realidade, se quisermos dar crédito à física, os efeitos da pedra sobre si mesmo... O realismo ingénuo conduz à física, e a física, por sua vez, mostra que esse realismo ingénuo é falso quando pretende tirar conclusões. Lógicamente falso; portanto falso."


  4. "A capacidade de compreensão humana é e será sempre muito limitada."


  5. "A sociedade é responsável pelo destino de cada indivíduo e mostrou-nos (Arnold Berliner) o caminho que permitia transpor para o campo da acção o dever que para a sociedade resulta da consciência dessa responsabilidade."


  6. "Sou feliz por pertencer a uma nação. que é demasiado pequena para cometer grandes tolices."


  7. "Pode-se participar da civilação europeia, pode-se ser bom cidadão de um Estado e, ao mesmo tempo, continuar a ser um bom judeu."


  8. "Enquanto tiver possibilidade hei-de residir sempre num país em que reine a liberdade política, a tolerância e a igualdade de todos os cidadãos perante e lei."


  9. "A maior missão do Estado é, para mim, a de proteger o indivíduo e de lhe oferecer a oportunidade de manifestar a sua personalidade criadora."

Metafísica



METAFÍSICA

Q que importa
Na vida
É procurar!
O desejo da conquista
Descobre a própria alma!

Procurar
Seja o que for...
Uma verdade qualquer
Que nos mitigue
A ânsia de viver...
Procurar definições
P´ra explicar o Amor
Sem teoria...

...Mas procurar!

Quando a gente procura
E se procura
A vida
É uma lição enorme
Que se aprende
E que transcende
Muitos tratados de filosofia...

de Manuela Amaral

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Lisboa à Noite

Uma expectacular fotografia de Lisboa na noite de 22 de Janeiro!

terça-feira, janeiro 24, 2006

Reino do Butão


REI do BUTÃO, JIGME SINGYE WANGCHUCK

Angela Merkel - Chanceler da Alemanha

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Presidência da Republica

Prof. Aníbal Cavaco Silva eleito.

Nas eleições de ontem, o Prof. Anibal Cavaco Silva foi o grande vencedor, tendo sido eleito 19º Presidente da República Portuguesa.

É o segundo Filho do Algarve a atingir a mais alta Magistradura da Nação.

Resultados das Presidenciais


Encontramos na SIC Online os resultados totais e por distrito das presidenciais.

Photobucket

This is a test post from Photobucket.com

domingo, janeiro 22, 2006

Presidenciais

Hoje, 8.993.770 eleitores escolhem o Presidente da República, sendo 187.370 no estrangeiro.
- Mesas de votos no território nacional: 12.000;
- Mesas de voto no estrangeiro: cerca de duas centenas;
- Um milhar de imigrantes pode votar nas eleições presidenciais. Os únicos
imigrantes com o direito de voto são os cidadãos brasileiros que beneficiam do estatuto de igualdade de direitos políticos, nos termos de convenção internacional e em condições de reciprocidade.
- Em Zagreb (Croácia) e em Tunes (Tunísia), apenas um eleitor (em cada local) está registado.

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Presidenciais VII

Sondagens sobre as intenções de voto

A sondagem da Universidade Católica sobre as Presidenciais para o Público, Antena 1 e RTP apresentou os seguintes resultados:

Cavaco Silva, 52%

Manuel Alegre, 19%

Mário Soares, 15%

Jerónimo de Sousaa, 7%

Francisco Louçã, 6%

Garcia Pereira, 1%

Neste cenário, o Prof. Cavaco Silva pode ganhar à primeira volta.

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Presidenciais VI

"Cavaco invoca «confiança íntima» mas não comenta 2ª volta"


"O candidato presidencial Cavaco Silva admitiu hoje ter uma «confiança íntima» relativamente aos resultados das eleições do próximo domingo, mas escusou-se a divulgá-la para evitar «especulações»". "Diário Digital"

"Segunda volta regressa à agenda - Victória à primeira volta não é um dado adquirido" - Diário Económico

Quase no fim da campanha, é preciso admitir que ninguém descobriu bons argumentos contra a eleição de Cavaco Silva - Rui Ramos, in Diário Económico


"O enterro da direita liberal - Esperar que, pelo facto de Cavaco Silva ser Presidente, a lei laboral vai mudar, é esperar o impossível." - Domingos Amaral, Idem

"Nunca serei um candidato a porta-voz do Governo" - Cavaco Silva

"A partir de segunda-feira, esquecerei tudo o que é passado." - Cavaco Silva

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Presidenciais V

Sem quaisquer juízos de valor, serão aqui apresentados os cartazes das candidaturas para Presidente da República, e outras peças de divulgação, conforme forem estando acessíveis as respectivas fotos.














sexta-feira, janeiro 13, 2006

Ilhas Shetland


Ilhas Shetland

As Ilhas Shetland (por vezes ditas Zetland ou Hjaltland) são uma dss 32 regiões na Escócia, sendo um grupo de ilhas escocês, num total de 50 ilhas, entre as Ilhas Orkney e as Ilhas Faroe, a norte da Escócia, com a área total aproximada de 1466 km2. O centro administrativo e o único município é Lerwick, a capital.
Anteriormente, as Shetland eram uma colónia Norueguesa, mas a sua propriedade passou para a corôa da Escócia em 20 de Fevereiro de 1468 por falta de pagamento do dote num casamento. Muitos ilhéus não se sentem Escocêses, e nunca se esqueceram das suas raízes Escandinávias. Durante a II Guerra Mundial, barcos das Ilhas Shutland prestaram serviço de apoio à Noruega, conhecido como o "Autocarro Shetland".

Alguma ilhas tem menos de 1 km2 de superfície, outras com poucos habitantes ou sem habitantes, havendo muito curtas distância entre algumas.

Desde o princípio do século XIX, os Shetlanders celebram o "Up Helly Aa", um fino festival que anuncia o fim do inverno e o regresso do sol, sendo a mais importante celebração na capital, na última terça-feira de Janeiro, este ano a 31.
No ano passado, 51 vikings usando as suas túnicas de veludo, capacetes asados e as capas de pele de foca, percureram as ruas de Lerwich, com as tochas acesas, acompanhados de piratas, bailarinas gordas, num total de cerca de 900 convivas, todos homens que as mulheres não tomam parte.

Para mais informações sobre as Shetlands, visite este SITE

Post preparado com materiais da Wikipédia.com e da Revista Time (2006/01/016)

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Presidenciais IV

"Se ele for eleito, os portugueses ficam sem saber, a partir de domingo a oito, quem manda no país. Se Cavaco Silva, se José Sócrates. Fica uma dúvida no ar." - Pedro Santana Lopes, SIC Notícias

"E, das duas uma; ou Cavaco Silva consegue fazer alguma coisa para evitar que a situação continue má, e então vamos ter (...) conflito institucional, ou, então, nãoconsegue fazer e vamos ter mais problemas e mais conflitos sociais." - Idem, Ibidem

"Se o país lhe der, logo à primeira volta, mais de 60%, o país está de facto a pedir que o dr. Cavaco tome conta disto e acabe com a crise." - Domingos Amaral,
in Diário Económico


"As pesoas neste momento, acham que o PR pode fazer muito. Se calhar, até colocam esperança demasiada no PR." - Cavaco Silva, Idem


Títulos do PÚBLICO:

- Francisco Louçã passou de fugida em campanha por Salvaterra de Magos

- Santana, o desmancha prazeres do dia de Cavaco

- "O cavaquismo puro e duro vem aí", alerta Soares

- Alegre recebeu cravos vermelhos em Fafe

- Jerónimo apela a que ninguém desista

- "Um toque de Santana Lopes para alegrar a campanha", Carlos Romero

- Desesperadamente na rua `à procura do cidadão eleitor

Presidenciais III

A dança dos números

O DN indica, na edição de hoje, os números registados de uma última sondagem, como segue:

CAVACO SILVA.............
58,8%

MÁRIO SOARES.............
13,8%

MANUEL ALEGRE............
13,8%

JERÓNIMO DE SOUSA........
6,0%

GARCIA PEREIRA...........
0,4%

A GUERRA DO GALHETEIRO


A GUERRA DO GALHETEIRO

terça-feira, janeiro 10, 2006

Iluminações de Natal, em Lisboa

Estas são muitas das iluminações que, na quadra do Natal, decoraram as principais praças, avenidas e ruas de Lisboa, uma tradição que se vai mantendo.
Rua Augusta

Praça da Figueira

Rua de Santa Justa

Árvore de Natal - Terreiro do Paço - A mais alta Árvore de Natal, na Europa, este ano.

Alvalade

Av. da Igreja - Alvalade

Praça do Município

Rua Nova do Almada

Rua Garrett

Rua do Carmo

Castanhas assadas

Rossio

Rua do Ouro

Rossio


Tintin


Criado por Hergé, que nos deixou em 1983, Tintin nasceu há 77 anos, no "Le Petit Vingtiéme".

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Presidenciais II

Ilustracção de André Carrilho/DN
A Dança dos Números...

O Diário de Notícias de hoje apresenta os resultados da sondagem diária DN/TST/Marktest, ligeiramente diferentes dos do PÚBLICO de ontem, vejamos:

CAVACO SILVA........
61%


MÁRIO SOARES........
14,3%


MANUEL ALEGRE.......
11,5%


JERÓNIMO DE SOUSA...
06,9%


FRANCISCO LOUÇÃ.....
06,1%


GARCIA PEREIRA......
00,2%

domingo, janeiro 08, 2006

Presidenciais


Com o título "Cavaco reforça resultado para venver à primeira volta", o "PÚBLICO" mostra os resultados obtidos pela sondagem efectuada pela Universidade Católica sobre as presidenciais também para ANTENA 1 e RTP


CAVACO SILVA........... 60%

MANUEL ALEGRE......... 16%

MÁRIO SOARES........... 13%

JERÓNIMO de SOUSA....... 7%

FRANCISCO LOUÇÃ........ 4%

From "PUBLICO", 2006/01/07

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Títulos de Notícias

- 2006: Instituições internacionais prevêem que PIB mundial aumente 4,3 por cento
- Rali KLisboa-Dakar despediu-sede Portugal e já está em África
- Soares foi "confraternizar com as peixeiras e pescadores"
- Louçã faz balanço crítico de Portugal na UE
- Sampaio aproveita mensagem de Ano Novo para fazer balanço
- "Guerra do gás" entre Kiev e Moscovo já afecta países da UE
- Bouteflika aclamado à chegada aà Argélia
- Cameron promete transformações no Partido Conservador
- Áustria não vê avanços na Cosntituição Europeia
- George W. Bush procura definir o seu legado histórico
- Grande marcha zapatista vai durara seis meses em ano de eleições no México
- Hamas declara fim da trégua com Israel
- Há menos países dispostos a manter tropas no Iraque
- CIA sem programa contra terror
- Churchill estava disposto a deixar morrer Gandhi
- Chuva recente não foi suficiente par afastar espectro da seca em Portugal
- Adolescente morre na Turquia com suspeita de gripe das aves
- Incêndios em Sydney destroem oito casas
- Bento XVI valoriza papel da ONU e pede respeito pelo direito humanitário
- Vinte e seis religiosos mortos durante 2005
- Brasil reabilita Carmen Miranda, 50 anos depois da sua morte

in Público - 2 Jan 2006

Ditos

"Faltam 20 dias para as eleições presidenciais e parece cada vez mais improvável que os portugueses percam tempo numa segunda volta, que ocorreria só lá para finais de Fevereiro ou início de Março. Para escolher mais vale ser de uma vez, e agora." - Luís Delgado, in 'Diário Digital'

"Se o elegerem (Cavaco Silva), é porque o merecem." - Clara Ferreira Alves, idem

terça-feira, janeiro 03, 2006

Ditos de criança



"Ò vóvó, estás tão velhinha, não podes parar de ser velhinha?"


"Papá por que moras nesta casa com a mamã...
...em vez de viveres num apartamento com várias garotas escassamente vestidas?
Livra! Basta fazer uma pergunta simples para ser logo privado de ver TV.
- Calvin & Hobles, por Bill Watterson

Barroso tops poll

Barroso tops poll as most powerful man in the UK
By Geneviève Roberts
Published: 03 January 2006, in "THE INDEPENDENT"


"Jose Manuel Barroso, the President of the European Commission, is the most powerful person in the UK, according to Radio 4 listeners.

The unelected president received 22 per cent of the votes, ahead of the person on 15 per cent, media mogul Rupert Murdoch.

The Prime Minister is vying for position with Sir Terry Leahy, the chief executive of Tesco, with 7 per cent of listeners voting for each of them in the Who Runs Britain? survey, conducted by the Today programme.

They were both deemed more powerful than the Chancellor, Gordon Brown, who only 4 per cent believe is really in charge, equal with Shami Chakrabarti, director of civil liberties group, Liberty, and the only woman on the 10-strong shortlist.

Chief civil servant Sir Gus O'Donnell was seen to have more influence than the Prime Minister, receiving 10 per cent of votes, and the Google search engine is seen to be in charge by 6 per cent.

Parliament received 14 per cent of votes, while 10 per cent of the radio station's listeners believe the people have the power.

The unelected president received 22 per cent of the votes, ahead of the person on 15 per cent, media mogul Rupert Murdoch.

The Prime Minister is vying for position with Sir Terry Leahy, the chief executive of Tesco, with 7 per cent of listeners voting for each of them in the Who Runs Britain? survey, conducted by the Today programme.

They were both deemed more powerful than the Chancellor, Gordon Brown, who only 4 per cent believe is really in charge, equal with Shami Chakrabarti, director of civil liberties group, Liberty, and the only woman on the 10-strong shortlist.
Chief civil servant Sir Gus O'Donnell was seen to have more influence than the Prime Minister, receiving 10 per cent of votes, and the Google search engine is seen to be in charge by 6 per cent.

Parliament received 14 per cent of votes, while 10 per cent of the radio station's listeners believe the people have the power."