sábado, julho 29, 2006

Regimes Especiais


Desde Roma antiga sempre existiram aqueles que ao abrigo de Regimes Especiais mamam que se fartam das tetas do animal. Felizmente que, por enquanto, as tetas ainda parecem atestadas... será?

O cartoon de António, publicado no Expresso de hoje, mostra alguns priviligiados dos tempos actuais!

quinta-feira, julho 27, 2006

Estados Unidos

O ad acima, faz-nos recordar a viagem que fizemos aos Estados Unidos há dois anos, tendo passado principalmente em San Fracisco, Los Angeles e naturalmente New York, onde ainda permanecemos uma semana, tudo em férias.


Encontrámos agora o
Site que nos dá uma panorâmica de todos os estilos de arquitectura existentes em New York, reproduzindo ainda os edifícios que ao longo dos anos têm sido substituídos por outros.
Standard Oil Building

domingo, julho 23, 2006

In Las Vegas there's a nightclub that has a very special mirror in
the ladies room. When you stand in front of this mirror and tell a
lie the mirror swallows you.

A rather ugly woman stands in front of the mirror and says: '' I
think I am the most beautiful woman in the whole world!''
SHUM! The mirror swallows her.

Then a fat woman stands in front of it and says:' I think I am the
sexiest woman on earth!''
SHUM! The mirror swallows her.

Afterwards a very good looking-sexy blonde stands in front of the
mirror and says:
''I think.''
SHUM! The mirror swallows her.

Desfile no Rio Tejo

Milhares de pessoas assistem ao desfile no Rio Tejo

Milhares de pessoas trocaram hoje as praias pelos passeios junto à zona ribeirinha do Rio Tejo para assistirem ao desfile dos maiores veleiros do mundo, que participam na regata "Tall Ships Race 2006".

Esta iniciativa, comemorativa do cinquentenário da primeira regata deste tipo de navios, trouxe a Lisboa 76 dos mais belos navios, de várias classes, e cerca de 2.600 tripulantes de diferentes nacionalidades, mais de metade jovens entre os 15 e os 25 anos.

Às 12:10, o navio-escola Sagres foi o primeiro a passar em frente à Torre de Belém, seguindo-se a escuna sueca Falcon e o navio-escola da Armada Espanhola Juan Sebastian Elcano.

Outros veleiros com nomes sonantes como de Américo Vespúcio, de Itália, Lord Nelson, Reino Unido, Capitão Miranda, do Uruguai, MIR da Rússia, também marcaram a sua presença.

O desfile na foz do Rio Tejo está a ser acompanhado por muitas dezenas de barcos de todos os tipos.

Fonte: Lusa

Crise Israelo-Libanesa

No 12º dia das hostilidades

"O ministro da Justiça de Israel, Haim Ramon, disse hoje que o objectivo da operação militar realizada por Israel no Líbano é de afastar as milícias do Hezbollah para 20 quilómetros a norte da fronteira israelita.

"O objectivo da operação é conseguir uma situação em que não exista um membro do Hezbollah armado a 20 quilómetros da nossa fronteira", afirmou, em declarações à rádio militar, o titular da pasta da Justiça, sem revelar mais pormenores.

A aviação israelita está a bombardear várias localidades do sul do Líbano, atacando em sete raides os bairros do sul de Beirute, feudos do Hezbollah que ficaram quase destruídos, e entrando pela primeira vez na cidade de Sidón.

Na fronteira prosseguem os combates. Por seu turno, o Partido de Deus disparou dois "rockets" contra a cidade israelita de Haifa, fazendo dois mortos.

No Líbano, pelo menos uma pessoa morreu e outras sete foram feridas nas primeiras horas do dia na região oriental de Baalbeck, onde várias aldeias e cidades foram objecto dos ataques aéreos israelitas. Os bombardeamentos destruíram fábricas, habitações e locais de culto, de acordo com fontes policiais e medias locais.

Para já, não se verificou ainda uma incursão terrestre de grande envergadura no sul do Líbano, mas à medida que se vai esgotando o tempo dado por Washington que tem permitido a Israel agir por sua conta e risco, o Governo hebraico começa a intensificar as suas acções.

Ontem, o ministro da Defesa, Amir Peretz, admitiu a possibilidade de uma operação terrestre de grande envergadura, embora Israel já tenha dito por várias vezes que não pretende reocupar o Líbano.

Até ao momento, a Casa Branca tem-se limitado a acusar o Irão e a Síria de estarem a apoiar o Hezbollah, um movimento que parece ganhar cada vez mais força à medida que os ataques se intensificam sobre si. O espírito de sacrifício da vida inerente à visão fundamentalista do Islão, que se pode encontrar nos suicidas, parece sustentar a ideia de que o Hezbollah nada tem a perder, face ao inimigo."

Fontes: DN, SEMANÁRIO

A riqueza da LÍngua

'Têm havido' muitos erros

O artigo de OPINIÃQO de Anselmo Borges, Padre e professor de Filosofia, publicado no DN de hoje, com o título acima, começa por:

"Aborrece-me sumamente ter de ouvir ministros, professores dos vários graus de ensino, jornalistas, estudantes - eles e elas - a dizer: "Houveram encontros", "Poderiam haver mais possibilidades", "Haviam tantas mulheres que os homens tiveram medo", "Podem haver outros mundos.", e pode ser lido no seguinte
LINK.

Defende a importância da lingua portuguesa, como núcleo dinamizador do desenvolvimento de todas as áreas de actividade, incluíndo a do conhecimento científico.

sexta-feira, julho 21, 2006

Tall Ships Race 2006

Maiores veleiros do mundo nas águas do Tejo

Participantes na Regata dos maiores veleiros 2006 estão no Tejo como fotos abaixo, dando a Lisboa ribeirinha um conjunto de cores impares.

quinta-feira, julho 20, 2006

Tall Ships Race 2006

Regata dos grandes Veleiros













Tendo começado em Antuérpia, a Regata dos Grandes Veleiros, Lisboa recebe a partir de hoje e até 23 de Julho, os cerca de 80 navios, entre os quais os mais belos veleiros do mundo. O momento mais alto deste evento é na manhã de 23 quando os veleiros desfilarem pela Torre de Belém, comemorando os 50 anos da primeira Regata dos grandes Veleiros, e com um especial significado para nós por a mesma ter sido idealizada em 1954 pelo Embaixador de Portugal no Reino Unido, Pedro Theotónio Pereira, e um advogado londrino, Bernard Morgan, com o objectivo de reunirem os grandes veleiros ainda existentes após a 2º Guerra Mundial.


Inicialmete esta regata tinha o nome de The Cutty Sark Tall Ships Race.

A participação portuguesa é assegurada pelo navio escola Sagres, repetindo a prova que fez há 50 anos, o navio Creoula e a caravela Vera Cruz.

De Lisboa, os veleiros seguirão em cruzeiro para Cádis e depois para a Corunha, onde, a 10 de Agosto, terá início a segunda regata com destino a Antuérpia, o último porto desta grande prova.

A Regata, organizada pelo Sail Trainig International, sediada em Gosport, Hampshire, tem a finalidade de proporcionar aos jovens a possibilidade de viajarem no mar, a navegar, e desfrutar da competição amigável entre as frotas de treino de vela à volta do mundo, com a oportunidade de ganharem novas experiências, enfrentar novos desafios, aprender novas técnicas, fazerem novos amigos, com bastante divertimento.

quarta-feira, julho 19, 2006

Crise Israelo-Libanesa

Quem é quem na crise militar israelo-libanesa

  • Ehud Olmert -
  • Primeiro-ministro israelita


  • Hassan Nasrallah - Líder do Hezbollah


  • Fouad Siniora - Primeiro-ministro libanês


  • Bashar al-Assad - Presidente da Síria


  • Amir Peretz - Ministro da Defesa israelita


  • Saad Hariri - Líder da maioria parlamentar libanesa anti-síria

  • M. Ahmaddinejad - Presidente do Irão



  • "UE e Israel exigem libertação dos soldados


    A ministra dos negócios Estrangeiros israelita, Tzipi Livni, e o alto representante da Política Externa e Segurança Comum da UE, Javier Solana, exigiram hoje a libertação «imediata e incondicional» dos dois soldados israelitas sequestrados pelo grupo xiita libanês Hezbollah.

    Numa conferência de imprensa conjunta com Livni, Solana que iniciou hoje uma visita de trabalho ao Médio Oriente, disse que a região atravessa «um dos seus momentos mais delicados», e sublinhou que o sequestro dos soldados «é absolutamente inaceitável».


    Os soldados «devem ser libertados imediatamente, agora, de forma incondicional», afirmou o alto representante da UE."


    Source: Diário Digital


    terça-feira, julho 18, 2006

    Máximas

    "Viver é mudar e para se atingir a perfeição é preciso mudar muitas vezes." - John Newman, cardeal inglês, século XIX



    "John Henry Newman was born on February 21, 1801 in London. Interestingly he started not as a Catholic, but as a member of the Church of England. As a vicar, Newman exerted a strong spiritual influence on the Church of England.

    In 1845, Newman joined the Catholic Church. He founded Oratories of St. Philip Neri in Birmingham and London, and was also the first rector at the Catholic University in Dublin. In 1879, he was made a Cardinal by Pope Leo XIII.

    Through his writings, he created a greater understanding of the Catholic Church. Cardinal John Henry Newman died in Birmingham on August 11, 1890. In 1893 the first Newman Club was formed at the University of Pennsylvania."

    segunda-feira, julho 17, 2006

    Discovery regressou



    "Discovery" a regagné la Terre sans encombre

    LE MONDE 17.07.06

    "A navette spatiale américaine Discovery et son équipage de six astronautes ont atterri, lundi 17 juillet, en Floride au terme d'une mission orbitale de 13 jours. Le succès de cette mission, qui était jugée cruciale pour l'avenir du programme spatial américain, devrait marquer le retour des vols réguliers des navettes pour terminer la construction de la Station spatiale internationale (ISS) d'ici à 2010.

    Discovery n'a subi aucun dégâts lors du lancement, ce qui était le principal objectif de la NASA, et les astronautes Piers Sellers et Michael Fossum ont, au cours de trois sorties dans l'espace, effectué des réparations essentielles à l'achèvement de station spatiale internationale (ISS), qui n'est qu'à moitié construite.

    Dans une interview à la chaîne CBS, le commandant de bord Steven Lindsey a assuré être "prêt à reprendre l'assemblage de la station spatiale et à recommencer les vols [réguliers] de la navette, dès le mois d'août".

    UN SUCCÈS POUR LA MISSION ORBITALE
    La construction de l'ISS a été suspendue depuis la catastrophe de Columbia, en 2003. La navette s'était désintégrée lors de son entrée dans l'atmosphère parce que le bouclier thermique d'une aile avait été endommagé par un bloc de mousse isolante détaché au décollage du réservoir externe. Les sept astronautes à bord avaient tous péri.

    Pour la première fois depuis trois ans, l'ISS a hébergé un équipage complet de trois hommes, avec le maintien sur place de l'astronaute allemand Thomas Reiter, venu à bord de Discovery.
    Il s'agit donc d'une réussite pour cette mission orbitale de treize jours. La NASA prévoit seize vols de la navette pour terminer l'ISS, financée par seize pays. "

    Dança dos Tempos

    Reproduzimos o artigo abaixo publicado ontem no INDEPENDENT, de Londres, sobre o comportamento de grande número de jovens inglesas, que decidem ser mães com pouco mais de treze anos, que consideramos interessante por marcar uma tendência nos tempos correntes e que servirá como referência futura.

    Nos princípios do século passado era frequente nos países do Ocidente tal ocorrência, essencialmente também por razões de ordem económica, o que continuou a acontecer em países de reduzida estrutura económica.

    Os tempo são assim, de vez em quando resolvem dançar e tudo volta ao mesmo.

    "This Britain Teenage mothers see pregnancy as a 'career move' "

    "Girls as young as 13 decide that parenting offers a better life than dead-end jobs, says new report By Sophie Goodchild and Jonathan Owen Published: 16 July 2006 Teenage girls who get pregnant are deliberately "planning" to become mothers in the belief that a baby will improve the quality of their lives.

    An extensive study published today reveals that girls as young as 13 are making a "career choice" by deciding to have children, since they see parenting as preferable to working in a dead-end job.

    The findings from the Trust for the Study of Adolescence challenges the assumption that schoolgirl mothers are all irresponsible adolescents who are ignorant about using contraception. The revelation that teenage girls are actively choosing motherhood is backed up by official figures obtained by this paper which show that nearly a quarter of pregnancies to under 18s are second children.
    The research will have huge implications for government policy, which gives little acknowledgement to the fact that some girls see motherhood as the right decision for them. Britain has highest teenage pregnancy rate in Europe, with an estimated cost to the Government of at least £63m a year. The parts of the country that have most teenage births are areas of poverty and high unemployment; girls from low-income families are 10 times more likely to become teenage mothers than those from affluent backgrounds.


    The research, funded by the Joseph Rowntree Foundation, was based on interviews with 13- to 22-year-old mothers living in six deprived parts of Britain who had either taken a fatalistic attitude to getting pregnant by stopping taking contraception or who had actively planned to have a child with the support of their partners.

    All the interviewees were well aware how to protect against pregnancy and were strongly anti-abortion. Nearly three-quarters were in steady relationships with the father of their child. Only a handful of girls said they regretted getting pregnant. The vast majority said their lives had improved after having children, that having a baby had "corrected" their deprived childhoods and turned them away from destructive behaviour such as drink and drug abuse.
    Experts say that the truth about planned teenage pregnancies has been masked until now because health workers often assume they happen accidentally and because young girls tend to keep their true motives secret.


    The study's authors are calling on ministers to use sex education classes to highlight the fact that fertility is at its highest in adolescence. They hope to target girls who leave pregnancy to chance by offering them alternatives and to use those who have had negative experiences to educate others about the downsides. But they also pose the question whether teenage pregnancy should always be avoided, given the positive experiences of the girls surveyed.

    Aimee Marsh did not intend to get pregnant at the age of 15 but had discussed the possibility with her 18-year-old boyfriend, Lee. Their baby daughter, Demi-Leigh, was born 13 days ago and Ms Marsh, now 16, is planning to have three children in total, though she intends to wait until she is 25. "It is not as hard as I thought it would be," says Ms Marsh, from Plymouth, who hopes to go to college to do a hair and beauty course. "There is still some prejudice around young mums, but you can have kids at any age as long as you enjoy life and it brings you happiness."

    However, ministers have rejected the report's suggestion that teenage pregnancy can be a positive option, saying it invariably leads to "negative consequences for all concerned".
    Teenage girls who get pregnant are deliberately "planning" to become mothers in the belief that a baby will improve the quality of their lives.


    An extensive study published today reveals that girls as young as 13 are making a "career choice" by deciding to have children, since they see parenting as preferable to working in a dead-end job.

    The findings from the Trust for the Study of Adolescence challenges the assumption that schoolgirl mothers are all irresponsible adolescents who are ignorant about using contraception. The revelation that teenage girls are actively choosing motherhood is backed up by official figures obtained by this paper which show that nearly a quarter of pregnancies to under 18s are second children.

    The research will have huge implications for government policy, which gives little acknowledgement to the fact that some girls see motherhood as the right decision for them. Britain has highest teenage pregnancy rate in Europe, with an estimated cost to the Government of at least £63m a year. The parts of the country that have most teenage births are areas of poverty and high unemployment; girls from low-income families are 10 times more likely to become teenage mothers than those from affluent backgrounds.

    The research, funded by the Joseph Rowntree Foundation, was based on interviews with 13- to 22-year-old mothers living in six deprived parts of Britain who had either taken a fatalistic attitude to getting pregnant by stopping taking contraception or who had actively planned to have a child with the support of their partners.

    All the interviewees were well aware how to protect against pregnancy and were strongly anti-abortion. Nearly three-quarters were in steady relationships with the father of their child. Only a handful of girls said they regretted getting pregnant. The vast majority said their lives had improved after having children, that having a baby had "corrected" their deprived childhoods and turned them away from destructive behaviour such as drink and drug abuse.Experts say that the truth about planned teenage pregnancies has been masked until now because health workers often assume they happen accidentally and because young girls tend to keep their true motives secret.

    The study's authors are calling on ministers to use sex education classes to highlight the fact that fertility is at its highest in adolescence. They hope to target girls who leave pregnancy to chance by offering them alternatives and to use those who have had negative experiences to educate others about the downsides. But they also pose the question whether teenage pregnancy should always be avoided, given the positive experiences of the girls surveyed.

    Aimee Marsh did not intend to get pregnant at the age of 15 but had discussed the possibility with her 18-year-old boyfriend, Lee. Their baby daughter, Demi-Leigh, was born 13 days ago and Ms Marsh, now 16, is planning to have three children in total, though she intends to wait until she is 25. "It is not as hard as I thought it would be," says Ms Marsh, from Plymouth, who hopes to go to college to do a hair and beauty course. "There is still some prejudice around young mums, but you can have kids at any age as long as you enjoy life and it brings you happiness."

    However, ministers have rejected the report's suggestion that teenage pregnancy can be a positive option, saying it invariably leads to "negative consequences for all concerned".

    domingo, julho 16, 2006

    GP França

    Schumacher alcança vitória 88 perante Alonso

    "O alemão Michael Schumacher (Ferrari) venceu hoje o Grande Prémio de França de Fórmula 1, 11ª prova do Mundial, disputado no circuito de Magny-Cours, somando a 88ª vitória da sua carreira.

    Schumacher, que se tornou o primeiro piloto a vencer o mesmo ghrande prémio por oito vezes, impôs-se ao espanhol Fernando Alonso (Renault), campeão em título e líder do Mundial, e ao brasileiro Felipe Massa (Ferrari).

    O alemão cumpriu as 70 voltas (308,586 km), em 1:32.07,803 horas, à média de 200,968 km/hora, enquanto Alonso gastou mais 10,131 segundos, cedendo apenas dois pontos ao mais directo perseguidor na classificação do campeonato.

    A sete provas do final do Mundial, Alonso comanda com 96 pontos, contra 79 de Schumacher.
    O Grande Prémio da Alemanha, próxima prova do calendário, disputa-se dentro de duas semanas, em Hockenheim."

    Fonte: Lusa

    sábado, julho 15, 2006

    Rembrandt


    Rembrandt Harmensz van Rijn

    Rembrandt nasceu a 15 de Julho de 1606, em Liden, na Holanda. O seu pai era moleiro e queria que o rapaz seguisse uma profissão. Deixou a Universidade de Leinden para estudar pintura. Os primeiros trabalhos foram devotados a mostrar as linhas, luz e sombra, e a cor das pessoas. Ele foi inflenciado por Caravaggio (Michelangelo Merisi da) e ficou fascinado pelo trabalho de muitos outros pintores italianos.

    Quando Rembrandt estabeleceu-se como pintor, começou a ensinar e continuou a leccionar arte durante toda a sua vida.

    Os seus trabalhos estão catologados por:
    - Auto-retratos antes de 1639
    - de 1640-1649
    - de 1650-1659
    - de 1660-1669

    Um dos seus quadros mais importantes, a 'Ronda Noturna', título erradamente atribuído devido a uma capa de verniz escuro que o cobriu até 1940. Deveria chamar-se "A Companhia do Capitão Frans Cocq". Trata-se pois do quadro de grupo de uma companhia de guardas civis sob o comando de Cocq e do seu tenente Willem van Ruytenburch (evidenciado pela luz).

    Esta tela gigante foi um sucesso, embora tenha sido apontado o facto de alguns membros da companhia estarem obscurecidos pela acção. Neste quadro Rembrandt resolve o problema do retrato em grupo de tal forma dinamica que poucos depois dele conseguiram fazê-lo.

    Rembrandat mostra Cocq e os seus homens em movimento: as suas lanças estão cruzadas, os arcabuzes estão fora de ordem e todos eles projectam o ar de vitalidade da sua missão. Neste grupo Rembrandt capta a personalidade de toda a companhia.

    Para comemorar os 400 anos do seu nascimento, nas ruas de Leiden, foram feitas algumas representações em carne e osso dos seus quadros mais famosos e um deles foi "Ronda Noturna", imitada ao mínimo pormenor. Um cidadão local, Bram Regier, de paleta na mão e de boina vermelha,personifica Rembrandt.



    Outros quadros famosos são:
    - Titus
    - A Noiva do Judeu
    - Conselho de Síndicos (Fabricantes de Tecidos)
    - A lição de Anatomia

    terça-feira, julho 11, 2006

    Imprensa Gratuíta

    A importância da Imprensa Gratuíta


    Assim como acontece com a Net, já dispomos de uma imprensa gratuíta que atinge números significativos de jornais distribuídos, um pouco por toda a Europa.

    No que respeita a Portugal a distribuição diária já passou a barreira dos 150.000 exemplares, em títulos como o Metro e o Destak, e o número tem tendência para subir.

    Na Europa, os jornais sem preço na capa representam já 17 por cento da circulação total de diários. Estes jornais podem ser obtidos em estações de metro, centros comerciais, parqueamentos e outros locais de grand afluência de público.

    Em Espanha, os jornais gratuítos já representam 51 por cento da distribuiçãp total, enquanto que em paises como Portugal e Dinamarca este tipo de jornais já representam um terço dessa mesma distribuição. Em todo o mundo calcula-se que todos os jornais juntos atinjem 29 milhões de títulos grátis, e só na Europa eles representam 19 milhões.

    Na Net são proporcionados diversos serviços gratuítos, nomeadamente webdesign, e-mail, hosting, software e outros, suportados pela publicidade usufruída pelos utentes dos vários portais e sites. A imprensa gratuíta utiliza a mesma abordagem para passar as notícias.

    Que outros serviços virão a ser facultados gratuítamente num futuro próximo, utilizando o marketing dos débitos indirectos, já que no fim quem acaba por pagar a conta é o consumidor deste mercado global.

    sexta-feira, julho 07, 2006

    As cores e os Sentimentos

    As sete cores fundamentais estão relacionadas com os sentimentos expressos pelos seres humanos.

    Abaixo indicamos essa relação, sendo muito importante que ao comunicar com alguém se devam utilizar as cores com grande cuidado.

    VERDE - Transmite calma e confiança

    BRANCO - Coerência, modéstia, honestidade, falta de energia e passividade

    VERMELHO - Força, motivação, domínio e também agressividade

    AMARELO - Alegria, optimismo e desorganização

    LARANJA - Autoconfiança, decontracção, alegria

    PRETO - Discrição, frieza

    AZUL - Estratégia, inteligência, dinamismo, autoritarismo

    quinta-feira, julho 06, 2006

    Ditos

    "Uma mãe, é alguém que nunca pode morrer porque levará consigo, parte dos nossos sonhos e porque partindo, não seremos mais do que um barco à deriva." - Isabei do Valle in "a Avezinha", nº 1040 (2ª Série)

    "Querem saber o que eu digo aos senhores do Polis, eles que vão guardar ovelhas lá para as serras do Norte e deixem Albufeira como ela era, como ela estava." - Leonette Rodrigues da Conceição, Idem ( a propósito da destruição do passeio marginal de Albufeira)

    "O dilema de homens como Sócrates é aquele que encontramos nas palavras do Padre António Vieira: Enfim, que havemos de pregar hoje aos peixes? Nunca pior auditório. Ao menos têm os peixes duas boas qualidades de ouvintes: ouvem e não falam." - Fernando Sobral, in "Jornal de Negócios"

    "O principal problema de qualquer programa de desburocratização administrativa é que a desburocratização é entregue a... burocratas." - Idem, Ibidem

    quarta-feira, julho 05, 2006




    Posted by Picasa








    Rua do Funil (Castelo S. Jorge)

    Mundial de Futebol 2006




    Há mais de 2.000 anos, os povos conhecidos por Gauleses e Lusitanos tinham um inimigo comum que era o Império Romano. Nos tempos modernos os teritórios então ocupados por esses povos são respectivamente França e Portugal.

    Ambos com energia e iniciativas despoletaram acções que durante tempos fizeram temer os romanos, mas os seus líderes, tanto Anterix como Viriato acabaram por perecer por traição dos seus companheiros de luta.

    Hoje, em campos diferentes e em épocas outras, disputa-se a meia-final do Campeonato Mundial de Futebol entre as selecções dos dois Países. Que ambos saibam honrar a sua história e tradição, aplicando todo o vigor desportivo, para que no fim seja vencedora a melhor selecção.

    Nos tempos antigos os vencidos eram enviados para Roma como escravos, mas hoje, para quem chegou às meias-finais, ambos serão sempre considerados heróis!

    terça-feira, julho 04, 2006

    Aphorisms

    "If you marry for money, you will earn every penny."

    "The only difference between a rut and a grave is the depth of it."

    "Mirrors would do well to reflect a litle more before sending back images."

    "To be placed in trencharous ground is good; generally you learn to stand on your own feet only when the ground is rocking under them."

    "We are what we think."

    "A journey througth the wisest and wittiest sayings in the world."

    Ditos

    "Todos os políticos acabam vencidos. A história da política é a história de pessoas que acabam mal. Quem entra na política acaba derrotado." - Vasco Pulido Valente, in Díario de Notícias-04-07-06

    "A imprensa do século XIX tinha muito menos respeito pela verdade, mas do ponto de vista do conteúdo intelectual havia jornais melhores do que os actuais." - Idem, Ibidem

    segunda-feira, julho 03, 2006

    sábado, julho 01, 2006

    Train Service to TIBET



    China opens 1st train service to Tibet

    By JOE McDONALD, Associated Press Writer

    "BEIJING - The first train service to Tibet opened Saturday on the world's highest railway, an engineering feat protesters say could threaten the restive Himalayan region's environment and Buddhist culture.
    Chinese President Hu Jintao cut a giant red ribbon at a nationally televised ceremony in the western city of Golmud as the first train left for the Tibetan capital of Lhasa carrying 600 passengers. Musicians in Chinese and Tibetan costumes banged on drums and cymbals.

    Minutes later, state television showed a second train pulling out of Lhasa traveling toward Golmud. A third train was due to leave Beijing for the Tibetan capital later in the day.
    "This is a magnificent feat by the Chinese people, and also a miracle in world railway history," Hu said. He said it showed China's people were "ambitious, self-confident and capable of standing among the world's advanced nations."

    The $4.2 billion train project is part of the Chinese government's efforts to develop poor, restive areas in China's west and bind them more closely to the country's booming east.

    But activists complain the railway will bring an influx of Chinese migrants, damaging Tibet's fragile ecology and diluting its unique Buddhist society. They say most of its economic benefits will go to migrants from the east.

    Protests were planned Saturday outside Chinese embassies around the world.
    Chinese officials acknowledge that few Tibetans are employed by the railway, though they say that number should increase. The government also says it is taking precautions to protect the environment.

    The 710-mile rail line crosses mountain passes up to 16,500 feet high and large stretches of ground that is frozen year-round. Specially designed train cars have oxygen supplies to help passengers cope with the thin air and window filters to protect them from ultraviolet rays, while high-tech cooling systems keep the railbed frozen and stable.

    The railway, sometimes referred to as the "Sky Train" in Chinese, is projected to help double tourism revenues in Tibet by 2010 and reduce transport costs for goods by 75 percent, the official Xinhua News Agency said. Until now, goods going to and from Tibet have been trucked over mountain highways that are often blocked by landslides or snow, making trade prohibitively expensive.

    Communist troops marched into Tibet in 1950 and Beijing says the region has been a Chinese territory for centuries. But Tibet was effectively independent for much of that time.
    Chinese officials have wanted to build a railway to Tibet for decades but were put off by the engineering challenges.

    The project was launched in earnest in 2001 after engineers decided they could deal with the high altitude and temperature extremes of the Tibetan plateau. In some places, crews building the line worked at such high altitudes that they were forced to breathe bottled oxygen.

    The railway's highest station will be in Nagqu, a town at 14,850 in the rolling grasslands of the Tibetan plateau.

    According to Xinhua, the highest point on the line is 16,737 feet, which the government says is a world record. Peru's Lima-Huancayo line claimed the highest record previously, rising to above 15,748 feet."