domingo, dezembro 28, 2003

Sismo no Irão

Ao final do dia 26 de Dezembro, um sismo de 6,3 na escala aberta de Richter, devastou a cidade histórica de Bam, no Irão, a mais de 1.000 kms da capital.
Hoje, embora existam vários números contraditórios, o abalo provocou, segundo uns, terá provocado qualquer coisa coo 40000 mortos, e mais de 2/3 da população de 100.000 habitantes terá sido vítima deste terramoto.

O Irão está situado numa região de risco sísmico quase permanente e nos últimos trinta anos ao país já sofreu outros 12 sismos, sendo o mais violento o de 21 de Junho de 1990, que causou a morte de 40.000 pessoas e ferimentos em 100.000, deixando ainda meio milhão sem abrigo.

quarta-feira, dezembro 24, 2003

Tradições (Cont.)

Cerca de 320 d.C. Meio século depois de Aurélio, o primeiro imperador romano cristão, Constantino, fundiu o culto do Sol, com a cristandade. O dia 25 de Dezembro tornou-se o Natal.

Tradições

Do jornal 'Público', de hoje, destaco o artigo de fundo sobre oa origens do Natal, e afirma nas 2ª e 3ª páginas, com grande destaque 'Natal - O triunfo da linguagem simbólica sobre a técnica - A festa que nasceu 300 anos antes de Jesus Cristo'.

'O Dia de Natal' pode ter tido origem na consagração do Colosso de Rodes, a maior estátua da Antiguidade Clássica consagrada ao Sol. É nessa data que o solstício do Inverno coincide com o dia 25 de Dezembro, a data do nascimento do Sol que depois se tornou no dia em que Cristo nasceu.'

domingo, dezembro 21, 2003

Justiça

O DN aponta 'Estado perde 150 milhões com cartórios privatizados'.
Os notários podem comprar as respectivas instalações pelo preço do recheio.
Ministério da Justiça deixará de receber o equivalente a cerca de metade dua receita anual.

Existem 350 cartórios em Portugal que vão ser vendidos aos notários pelo preço do seu recheio.

E em páginas interiores o DN ainda rotula 'Estado vai vender cartórios notariais ao preço da chuva'.

sábado, dezembro 20, 2003

Finanças Públicas

Em primeira página o DN de ontem titulava 'Créditos fiscais vendidos por um sexto do valor', detalhando que 'O Governo vai vender11,5 mil milhões de euros de dívidas ao Fisco e à Segurança Social por um «preço inicial» de 1760 milhões de euros, ou seja, um sexto do seu valor.

Para já o encaixe com a venda destes créditos não chega para tapar o buraco orçamental de 2003 e reduzir o défice público para os 2,94% do PIB prometido pelo Governo, como regista o DN.

Marca de Água

Deste livro, de Joseph Brodsky, tenho encontrado algumas expressões muito significativas, como por exemplo: 'O que o Paraíso e as férias têm de comum é que ambas se pagam, e a moeda com que as pagamos é a nossa vida anterior'.

terça-feira, dezembro 16, 2003

Contas públicas

Perdas fiscais atingirão 3000 milhões. O DN de hoje ainda afirmava que o 'rombo é de 2,5% do PIB e o déficit orçamental deverá atingir os 5,4% em 2003, e as vendas de créditos fiscais não cobrem o buraco'.

Ainda a captura de Saddam Huussein

Sddam foi capturado na região de Tikrit, onde nasceu em 1937. Foi denunciado por um iraquiano que acabou por fornecer a indicação de dois locais prováveis na aldeia de Al-Daour.
O ditador tinha consigo, na cave, uma mala com 750 mil dólares (em notas de cem) e duasa metralhadoras Kalashnikov. Não foram encontrados telefones ou quaisquer meios de comunicação.

Agora a grande questão que se coloca é onde será realizado o julgamento do ditador.

domingo, dezembro 14, 2003

A captura de Saddam

Conforme reportado na Net, Saddam foi hoje capturado no Iraque. Toda a gente manifesta regozijo pelo sucedido, o que poderá representar uma evolução positiva para o destino do povo iraquiano.

Voltarei a este notícia mais tarde, quando dispor de mais detalhes.

quarta-feira, dezembro 10, 2003

Sociedade

Conforme relatório das Nações Unidas, divulgado pelo DN de hoje, Portugal perderá 17 por cento da sua população nos próximos 300 anos.

E a partir de 2010 cessa o crescimneto demográfico e, em 2300, o País terá apenas 8,3 milhões de habitantes.

A população mundial atingirá, nessa altura, os 9 mil milhões.

E segundo dizem, a esperança média de vida, em 2003, em Portugal será de 103 anos para as mulheres e 99 anos para os homens.

O pior vai ser a segurança social nessa altura...

terça-feira, dezembro 09, 2003

Negócios

O assunto que destaco no DN de hoje é a informação de que este ano só no distrito de Lisboa o comércio perde 200 empresários do chamado comércio tradicional, ou comércio de rua, não se vislumbrando que a época de Natal venha a ser melhor do que o registado no ano de 2002.

Contudo, responsáveis do sector acreditam que o Natal de 2004 possa ser melhor do que foi em 2002 e do que está a registar-se em 2003.

segunda-feira, dezembro 08, 2003

Venda de burros

Será que a notícia do DN sobre a venda de burros à beira da A2, próximo de Palmela, dará origem ao incremento do negócio de burros. Oxalá que sim, porque dos outros negócios a coisa não vai lá muito bem...

Legislativas russas

O Presidente Puttin reforça poder no Parlamento. Este é o título de hoje do DN.

E diz que o Partido pró-Kremlin está à beira da maioria absoluta.

Genérico

Depis de algum tempo de interregno, eis-me que estou de regresso ao blogue, por dispor agora de novos meios informáticos caseiros em condições.