sexta-feira, janeiro 23, 2004

Cinema

Na segunda-feira fomos ao Nimas ver o filme 'Playtime - Vida Moderna', de Jacques Tati, um filme de 1967 que retrata de forma divertida e interessante o cantacto das pessoas com as modernices.

Trata-se de uma cópia restaurada, 20 anos depois da morte de Tati.

O Sr. Hulot aparece aqui e ali para chamar a atenção provocando humor saudável com as mais diversas situações que vão surgindo ao deambular um dia pelas ruas de Paris.

É de facto um filme divertido que merece ser visto de tempos a tempos...

quarta-feira, janeiro 21, 2004

Notícias

Do DN de hoje destaco as seguintes notícias:

- Transportes públicos aumentam até 3,9%, que da parte das empresas é considerado baixo para fazer face aos prejuízos que têm vindo a acumular, mas por outro lado é praticamente o dobro da infação média prevista pelo Governo para 2004 (2%).

- Aznar despede-se de Lisboa com acordo sobre electricidade, do qual os portugueses poderão vir a benificar de redução de custos.

- E por fim, uma portuguesa corre para primeira dama nos EUA. A senhora Teresa Heinz Kerry, casada com o senador John Kerry, que registou uma victória no Iowa, na corrida democrática para a Casa Branca. Vamos a ver a eveolução...

terça-feira, janeiro 20, 2004

domingo, janeiro 18, 2004

Fórum Económoco Mundial

Na próxima quarta-feira, líderes capitalistas reúnem na Suiça, em Davos, e terão como temas centrais para discutirem, o dólar e Iraque. O Vi-Presidente americano, Dick Cheney e Paul Bremen serão as vedetas do encontro.

Fórum Económoco Mundial

Na próxima quarta-feira, líderes capitalistas reúnem na Suiça, em Davos, e terão como temas centrais para discutirem, o dólar e Iraque. O Vi-Presidente americano, Dick Cheney e Paul Bremen serão as vedetas do encontro.

Forum Social Mundial

Em Bombaim está a decorrer o Forum Social Mundial para discutir a globalização e os seus problemas.

Assim, delegados de todo o mundo debatem na Índia a ordem económica mundial, e tentam encontrar novos cenários de uma globalização alternativa.

A esolha da Índia para este Forum teve a finalidade de o internacionalizar ao incluir nações asiáticas já que o anterior de Porto Alegre se dirigia à América Latina e à Europa.

Serão discutidos assuntos diversos como: a questão das castas na Índia, o Iraque e a intervanção americana neste país, com duras críticas aos Estados Unidos e à administração Bush; proliferção das armas ligeiras (calcula-se que existam cerca de 600 milhões de armas ligeiras, o que corresponde a uma arma por cada habitante do planeta); direitos humanos, racismo; alimentos transgénicos; e poluição, também temas fundamentais; entidades como o Fundo Monetário Internacional e Organização Mundial do Comércio serão eventualmente abordadas durante este FSM 2004

terça-feira, janeiro 13, 2004

Experiência

Vou fazer uma experiência para introdução de imagens no Blogue, para ver se funciona.
Sem comentários:
Notes for the future

Forum Universal das Culturas

Durante 141 dias, de 9 de Maio a 26 de Setembro, próximos, Barcelona vai ser o palco de uma gigantesca actividade cultural, em que será lançado um debate inédito sobre o futuro.

Para este grande evento, que toma as proporções de Jogos Olímpicos, estão convidados individualidades de várias nacionalidades que irão ter papel importante na apresentação e discussão de temas de reconhecida importância para o futuro dos povos.

Todos os temas que hoje preocupam as pessoas serão abordados e incluirão exposições temáticas de vária ordem.

Será dada ividência às cidades-esquinas, aquelas esquinas que em várias cidades do mundo tornaram-se importantes, nomeadamente, aquela em que fica a Pedrera, uma das célebres casas traçadas por Gaudi. E ainda outras, como: Picadilly Circus (Londres), Times Square (Nova Iorque), Deux Magôts (Paris), Bund-Nanking (Xangai), Carson-Pirie-Scott (Chicago), Club Zuev (Moscovo), Flat Iron (Nova Iorque), Amstel's (Amsterdam), Michaelerplatz ( Viena), Chilehaus (Hambur), Kavanagh (Buenos Aires), Shizuoca ( Tóquio), Bonjour Tristesse ( (que Álvaro Siza fez em Berlim).+

segunda-feira, janeiro 12, 2004

site 'Paderne'

Também temos um 'site' sobre Paderne, no Algarve, onde são registados alguns factos relacionados com aquela localidade.

sábado, janeiro 10, 2004

As grandes datas

A s grandes datas da conquista do espaço:

. 4 de Outubro de 1957 - Lançamento do primeiro satélite artificial Spoutnik 1 pela URSS.

. 31 de Janeiro de 1958 - Os Estados Unidos lançam o primeiro satélite, Explorer 1.

. 12 de Abril de 1961 - O russo Iouri Gagarine, a bordo do Vostok 1, é o primeiro homem no espaço. Deu uma volta em torno da Terra.

. 20 de Julho de 1969 - A Apollo 11, com os americanos Neil Amstrong, chega à Lua. Amstrong é o primeiro a pisar solo lunar.

. 3 de Janeiro 2004 - Sonda norte-americana Spirit pisa solo de Marte com um robô explorador.

Exploração especial

O Presidente Bush anuncia na próxima semana a vontade dos EUA em voltar às grandes explorações. A decisão foi adiada várias vezes devido às objecções que o plano gerou. O investimento é de 400mil milhões de euros, informa hoje o DN

sexta-feira, janeiro 09, 2004

Quuen Mary II

Foi ontem baptizado pela Raínha Isabel II, o maior navio do mundo, o 'Queen Mary II', no portode Southampton.

Trata-se de um record mundial, com 150 mil toneladas de luxo inglês, como noticia o DN de hojee estiveram presentes, 2000 convidados.

O navio pertence à Companhia Cunard Lines e terá custado cerca de 825 milhões de euros, e pode transportar 2620 passageiros e mais 1253 tripulantes, e quem quizer viajar neste colosso terá de pagar entre 1500 e 30 mil euros.

Outros números impressionantes: o navio produz energia que alimentaria uma cidade com 200 mil habitantes; tem 345 metros de cumprimento; acima da linha de água erguem-se 62 metros, a área total do barco é de 550 metros quadrados, tendo-se utilizado mais de 250 toneladas de tinta; a sirene do 'Queen Mary' pode ouvir-se a uma distância de 18 quilómetros; estão expostos quadros nas paredes do navio de artistas de 128 nacionalidades, e o valordessas obras ultrapassa os 5 milhões de euros.

Como curiosidade, quando o navio passar por Nova Iorque, por exemplo, o comandante vai fitar a Estátua da Liberdade olhos nos olhos.

quarta-feira, janeiro 07, 2004

Moeda única

Ontem, o euro cotou-se a 1,28 dólares e alguns especialistas prevêem que possa atingir os 1,35 dólares nos próximos 3 meses.

A constante subida do euro, tendo sido ontem um record, face ao dólar está a dificultar as exportações, pelo que uma descida do juro seria bem-vinda. O euro valorizou 25% durante 2003, e a indústria automóvel começa a ser visivelmente afectada.