domingo, outubro 24, 2010

Plantas existentes em Portugal






Há 3995 espécies de plantas em Portugal


Equipa de botânicos esteve três anos para criar primeira lista de referência das plantas existentes no país. Registo inclui pantas novas e as que mudam de nome consoante a região.

3995 é o número total das espécies vasculares - autóctones endémicas e introduzidas - registadas pela lista, no Continente, Açores e Madeira.

710 espécies introduzidas foram listadas no arquipélago dos Açoes; é o número mais elevado em todo o país.

157 endemismos, ou seja, espécies que não existem em mais lugar nenhum, foram encontrados no arquipélago da Madeira; nos Açores são 78 e no continente chegam aos 150.

quinta-feira, outubro 14, 2010

Heróis de Atacama
















Os mineiros de San José


Depois de 69 dias soterrados na galeria da mina foram resgatados os 33 mineiros da mina de San José.

Este será o acontecimento mais importante de 2010 em que milhões de pessoas ficaram chocadas com o acidente e emocionados pela forma eficaz e determinada como decorreram todos os trabalhos de resgate.

Aqui se sentiu toda a força da solidariedade humana em que muitos esforços, acções e competência se coordenarem para levar a bom termo as operações de resgaste.

Muitas são as palavras que foram ditas e que certamente podria ser repetidas, mas vamos deixar aqui as do Presidente chileno Sebastian Piñera quando se dirigiu a abraçar um dos mineiros: "Que emoção! Que felicidade! Que orgulho em ser chileno"!

Aqui também ficam algumas das cenas apresentadas pela telivisão.

quarta-feira, outubro 06, 2010

Mineiros chilenos


Cápsula de resgate dos mineiros

No Chile, no acampamento Esperanza já está tudo a postos para receber os 33 mineiros.

A longa espera dos 33 mineiros pode estar a chegar ao fim. Depois de 2 meses de espera, na mina de San José há três planos para os resgatar. No cenário mais optimista, o salvamento pode começar no próximo fim-de-semana.

Grafeno


Grafeno


O grafeno é uma folha planar de átomos de carbono em ligação sp2 densamente compactados e com espessura de apenas um átomo, reunidos em uma estrutura cristalina hexagonal. O nome vem de grafite + -eno; o grafite em si consiste de múltiplas folhas arranjadas uma sobre a outra.

Bastante abundante e de estrutura significativamente estável e resistente, ele pode ser a chave para a produção de transístores de apenas 0,01 µm, indo além do limite teórico de 0,02 µm, pelo qual os transístores possuiriam apenas dois ou três átomos de espessura e poucas dezenas de átomos de comprimento, aproximando-se dos limites físicos da matéria.

Os trabalhos revolucionários sobre o grafeno valeram o Nobel da Física de 2010 ao cientista russo-britânico Konstantin Novoselov e ao cientista holandês nascido na Rússia Andre Geim.

FONTE: Wikipédia

sábado, outubro 02, 2010

Aquaduct

Aquaduct

" Um triciclo que transporta, filtra e armazena água, este veículo conceptual foi desenvolvido em três semanas pela equipa da IDEO, para o concurso 'Inovate or die'. Segundo a UNICEF, cerca de 1,1 mil milhões de pessoas não tem acesso a água potável. O Aquaduct possibilita que, ao mesmo tempo, se transporte e se trate a água, pedalando."