sexta-feira, abril 23, 2004

Revolução dos Cravos

O Diário Online da Sapo, de hoje, registou um texto referente à Revolução dos Cravos que não quero deixar de aqui transcrever uma parte, por sintetizar de uma forma clara o que foi obtido a partir de então.

"A Revolução dos Cravos marcou profundamente a face da nossa sociedade no caminho da democracia, e o regime constitucional que hoje vigora.

«Democratizar, Descolonizar, Desenvolver» foram os objectivos do programa do Movimento das Forças Armadas que o país seguiu para remover Portugal dos índices de subdesenvolvimento e de desigualdade social.

Com o 25 de Abril conquistou-se a liberdade, a paz sobre a guerra colonial, que conduziu à independência dos povos submetidos ao colonialismo, e iniciou-se o desenvolvimento económico em benefício do país.

Portugal mudou drasticamente de Abril para cá, recorrendo a números do Instituto Nacional de Estatística podemos concluir que a situação social do país é hoje muito diferente.

Em matéria de direitos adquiridos talvez se possa dizer que os mais beneficiados com a Revolução de Abril foram os trabalhadores e as mulheres.

A legislação laboral renasceu, os trabalhadores portugueses alcançaram um conjunto de direitos, negados até 1974, que são fundamentos do nosso regime constitucional.

A Revolução trouxe a liberdade de direitos sindicais, direitos de reunião e de manifestação, direito à greve, direito de negociação colectiva, institucionalização do salário mínimo nacional, generalização do 13º mês, direito a um mês de férias e respectivo subsídio, universalização do direito à segurança social e à saúde, generalização das pensões de reforma e do subsídio de desemprego."

Sem comentários: