sábado, fevereiro 10, 2007

Tamarindo






TAMARINDO

Nome científico: Tamarindus indica.

Aspectos Gerais:
Originário das savanas secas da África o tamarindeiro foi levado para a Índia que o explora extensivamente e exporta o seu produto para a Europa e EUA. Os indivíduos que crescem nos trópicos derivam de sementes semeadas ao acaso na África e na Índia destituídas de melhoramento genético. Ainda assim desponta como cultura atractiva e de grande futuro comercial.

O seu tronco devide-se em numerosos ramos curvados formando copa densa e ornamental; as folhas são compostas e sensitivas (fecham por ação do frio), flores hermafroditas amarelas ou levemente avermelhadas (com estrias rosadas ou roxas) que se reúnem em pequenos cachos axilares. Fruto - tamarindo ou tamarino - é vagem alongada com 5 a 15cm. de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça; as sementes em números de 3 a 8 estão envolvidas por uma polpa parda e ácida contendo açucares (33%), ácido tártarico (11%), ácido acético, ácido cítrico.

Cem gramas de polpa contém 272 calorias, 54mg. cálcio, 108mg. fósforo, 1mg. de ferro, 7ug. Vit. A, 0,44mg. Vit. B e 33mg. Vit. C.


No Sudeste Asiático e na índia, era atribuída ao tamarindeiro a fama de ser morada de influências maléficas, sendo o seu perfume, a sua sombra e objetos perigosos produzidos de seu tronco considerados perigosos. Segundo a tradição, as armas que possuíssem bainha feita de sua madeira teriam poderes para dominar o mais temível inimigo, até mesmo os considerados invulneráveis. Na Europa, era conhecido desde a Idade Média, tendo sido introduzido, possivelmente, por meio dos Árabes. Estes a denominavam Tamr al-Hindi, cujo significado é ''tâmara da Índia'', em referência à polpa de seu fruto, que julgavam semelhante à da tâmara.

Há diferentes variedades cultiváveis de tamarindo, as quais podem ser divididas em ácidas e doces. A maioria dos países, cultivam plantas com características varietais ácidas, essas quais tem a facilidade de desenvolverem em locais quentes e ensolarados.

As variedades do tipo doce não estão disponíveis. Nas plantas doces de tamarindeiro, podem ser encontrados ramos isolados que carregam frutos nos pontos de brotações. Estes ramos podem ser utilizados para propagação vegetativa na obtenção de plantas doces de tamarindeiro.

História
Apesar de também ser conhecido por “Tâmara da Índia” o tamarindo é originário das savanas da África.

O tamarindo foi introduzido na Europa, mais precisamente na península Ibérica, pelos árabes e no Brasil pelos portugueses, com sementes trazidas da Índia.

A sua identificação com a Índia se deve ao fato de após ter sido levado para esse país, foi extensivamente cultivado e hoje é exportado para a Europa e América.

Na Índia a planta recebeu melhoramentos genéticos, que dão aos seus frutos uma qualidade superior.

Curiosidades
Apesar de conhecermos o tamarindo como uma fruta, ele é classificado como legume por se tratar de uma vagem.

Devido a capacidade de estimular o funcionamento dos intestinos, o tamarindo torna-se um excelente laxativo.

Nutrientes
Vitamina do complexo B (B1)
Vitamina C
Ferro

Sem comentários: