quinta-feira, março 13, 2008

Roger Bacon


Filósofo inglês nascido em Ilchester

Padre Franciscano que pertenceu à Escola de Oxford. Estudou em Paris entre 1231 e 1236. Foi discípulo de Robert Grossetête (1175-1253), que exercia na época a função de chanceler na Escola de Oxford.

Roger Bacon, também conhecido como Doctor Mirabilis, pode ser considerado um dos precursores do espírito científico do pensamento moderno, por defender a importância da matemática para a fundamentação da ciência natural e por valorizar o papel da experiência para a ciência. Foi perseguido em várias ocasiões devido às idéias pouco enquadradas no mundo escolástico.

Além de procurar aplicar o método matemático à ciência da natureza, fez diversas tentativas para torná-la experimental, sobretudo no campo da óptica. Apesar de argumentar que "ver com seus próprios olhos" não é incompatível com a fé, não conseguiu demover os medievais da desconfiança gerada por qualquer tipo de experimentação.

Sob a suspeita de ter colocado em questão as obras aristotélicas de Santo Alberto Magno e de Santo Tomás de Aquino, é aprisionado no período de 1277 a 1292. Suas principais obras são: Opus majus, Compendium Studii Philosophiae e Compendium Studii Theologiae.

Sem comentários: