segunda-feira, agosto 11, 2008

Dia Mundial da Fotografia


Comemora-se no dia 19 de Agosto, o Dia Mundial da Fotografia.

Assim, merece referir-se a um pouco da sua longa história...

"Fotografia é uma técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa, designada como o seu suporte.

A palavra deriva das correspondentes palavras gregas "luz" e "estilo", "pincel" ou grafê, significando "desenhar com luz" ou "representação por meio de linhas", "desenhar".

Desde os seus primórdios...

A história da fotografia pode ser contada a partir das experiências executadas por químicos e alquimistas desde a mais remota antiguidade. Já em torno de 350 a.C., aproximadamente na época em que viveu Aristóteles na Grécia antiga, já se conhecia o fenômeno da produção de imagens pela passagem da luz através de um pequeno orifício.

Alhazen em torno do século X, descreveu um método de observação dos eclipses solares através da utilização de uma câmara escura. A câmara escura na época, consistia de um quarto com um pequeno orifício aberto para o exterior, ideia que terá sido aperfeiçoada por Leonardo da Vinci.

De então para cá nunca mais se parou, até que chegámos à fotografia digital. Esta no entanto, se ainda não é o mais perfeita possível, é pelo menos o processo mais cómodo jamais conseguido."

FONTES: Diversas e Wikipedia

Sem comentários: