segunda-feira, dezembro 21, 2009

Novo planeta

Há um planeta parecido com a Terra, quente e com muita água
por Agências, Publicado em 17 de Dezembro de 2009

Tal como a Terra, o novo planeta deverá ter muita água. Nome de código: GJ1214b.

Está a cerca de 40 anos luz e é maior do que a Terra. Foi descoberto um planeta que gira em torno de um estrela mais pequena que o Sol.

A descoberta toma outros contornos quando os cientistas dizem que este novo planeta extrasolar pode ser composto em três partes por gelo dado que tem uma baixa densidade. A temperatura da superfície é de cerca de 200º - um “forno inóspito” – mas os cientistas têm esperança na atmosfera que descobriram com uma espessura de 200 quilómetros.
A nova descoberta entusiasmam os cientistas. Geoffrey Marcy, astrónomo da Universidade de Berkeley diz que “um planeta pequeno em torno de uma estrela que não o Sol é uma descoberta fantástica.”

O planeta gira a grande velocidade em torno de uma estrela anã vermelha. Tem um raio 2,7 vezes igual ao do planeta "azul" e tem uma massa correspondente a 6,6 vezes à da Terra.
Nos próximos tempos há a possibilidade do telescópico Hubble poder investigar o novo planeta extra-solar. O Hubble anda perto do novo planeta e pode assim tentar medir directamente as propriedades da nova descoberta.

Sem comentários: