Lua maior e mais brilhante só hoje
Fenómeno voltará apenas a repetir-se dentro de 18 anos.
"Se o céu estiver limpo, a ‘Super Lua' pode ser visível entre as 21h06 (hora de Lisboa) deste domingo, quando nasce, e as 06h14 de segunda-feira, quando se põe.
O fenómeno acontece uma vez por ano, quando a fase de Lua Cheia ocorre perto do perigeu, ponto da órbita da Lua mais próximo da Terra. Nestas condições, a Lua Cheia é maior e mais brilhante.
Contudo, este domingo, o tamanho e o brilho da Lua Cheia será ainda maior, uma vez que a Lua Cheia estará mais perto do perigeu orbital, a 21 minutos de distância, explicou à agência Lusa o diretor do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), Rui Agostinho, acrescentando que a ‘Super Lua' de 2013 só voltará a suceder dentro de 18 anos.
Segundo o OAL, a Lua Cheia terá, este domingo, um tamanho 14 por cento maior e será 30 por cento mais brilhante do que a Lua Cheia no apogeu, ponto da órbita da Lua mais distante da Terra.
Hoje, a "Super Lua", como qualquer Lua Cheia, pode ser vista a olho nu, mas também com o auxílio de binóculos e telescópios. O Observatório Astronómico de Lisboa organiza, a partir das 20h30, uma sessão especial de observação, com entrada livre.
O Observatório adianta que, no domingo, no momento em que a ‘Super Lua' estiver mais próxima do horizonte, a partir das 21h06, o tamanho da Lua que os olhos vêem não é o real.
"É um efeito ótico, uma construção do cérebro", assinalou Rui Agostinho.
Para o demonstrar, o diretor do Observatório Astronómico de Lisboa recorre a uma pequena experiência: se se olhar para a Lua Cheia quando estiver a nascer e tapar-se a metade debaixo com uma folha de papel, "o cérebro reduz o tamanho da Lua"."
Sem comentários:
Enviar um comentário