quarta-feira, setembro 28, 2005

Sabedoria e Humanidade


O Tempo pouco altera a Sabedoria e Humanidade

Não obstante os tremendos avanços tecnológicos registados nos últimos cem anos, é confrangedor ver quanto reduzido são os ganhos do género humano em termos de sabedoria e humanidade!

Ao ler a Advertência ao Leitor, do “Dois Discursos do Grande Clássico Português Padre Manuel Bernardes”, compilados pelo Padre José Gaspar dos Anjos Borges, Tesoureiro da Freguesia dos Anjos, de Fevereiro de 1908, não podemos deixar de reproduzir e destacar o seguinte:

“Hoje parece que até as mais simples noções do bem, da justiça e da virtude desapareceram por completo!

Hoje não há fé, não há religião, não há temor de Deus. Não há consciência, não há virtudes, nem religiosas nem cívicas! Há só um brutal egoísmo, que tudo aí avassala, tudo corrompe, e tudo vai arrastando para um abismo medonho e incalculável! Hoje olha-se para as alturas do poder, e para o brilho das honras e das dignidades unicamente para descobrir o caminho mais curto e o meio mais seguro de escalar aquele e de conseguir estas.

Não se toma o peso do mando, nem se atende às qualidades que as posições honrosas exigem. Hoje quer-se reinar, quer-se dominar, quer-se fazer figura, quer-se ser ou parecer grande, seja porque preço for; e ninguém conhece nem quer conhecer as obrigações e deveres correlativos ao cargo que ocupa, e à dignidade de que se acha investido!

Hoje tudo está completamente transtornado de alto a baixo, e de lado a lado! É a história contemporânea que assim o atesta, e contra factos não há argumentos.”

E já lá vão cerca de cem anos e ao olhar em nosso redor, soa-nos que essas afirmações continuam a ser aplicáveis e verdadeiras!

Sem comentários: