terça-feira, setembro 20, 2005

Vulcão Kilauea




Vulcão Kilauea, Hawai, Estados Unidos


Uma vista aérea em 1985 mostra a caldeira de Kilauea no primeiro plano abaixo da zona leste da fractura ao respiradouro Puu O'o ao centro.
Foto por Jim Griggs, 1985 (Exploração geológica dos ESTADOS UNIDOS).


O vulcão Kilauea é a atracção principal da ilha de Havai, também conhecida pela Big Island, e sobrepõe o flanco do maciço; foi o vulcão mais activo desde sempre nesta ilha. As erupções do Kilauea são legendas notáveis dos polinésios, que aqui chegaram entre os séculos IV e VIII, originários das Ilhas Marquesas e do Taiti.

A documentação escrita que vem somente desde 1820, regista frequentes erupções do fluxos de lava do topo e dos flancos intermmitentes com períodos da atividade ao longo de 100 anos que duraram até 1924 e, durante esse período, o fosso da cratera de Halema'uma'u, era um lago de lama dentro da caldeira superior.

O caldeira de 3 x 5 quilômetros foi formada em diversos estágios aproximadamente há cerca de 1500 anos e durante o século XVIII; As erupções originaram também nas longas fendas das zonas leste e sudoeste, que se estendem ao mar de ambos os lados do vulcão.

Aproximadamente 90% da superfície do escudo basáltico do vulcão é formado de fluxos da lava com menos de cerca de 1100 anos; 70% da superfície do vulcão tem menos de 600 anos. Uma longa erupção da fractura do leste que começou em 1983 produziu fluxos da lava que cobriram mais de 100 quilômetros quadrados, destruindo cerca de 200 casas e deram uma nova linha de costa à ilha.

A Big Island com cerca de 800 mil anos de idade, conta cinco vulcões mas somente Mauna Loa, Kilauea e Hualãlai estão activos.




Corte esquemático de Vulcão:
Cinzas e rochas, Catera, Chaminé central, Camadas e Magna.

Sem comentários: