sexta-feira, março 26, 2004

O Túnel do Marquês

O polémico Tunel do Marquês tem dado que falar e continuará a dar. Especialistas defendem a suspensão imediata da obra, a qual não foi precedida dos estudos necessários e recomendados e não respeita critérios e normas para trabalhos desta natureza.

De apontar o facto de as grandes obras serem sempre polémicas, quer no nosso país ou noutros, apontemos só o que sucedeu com a Torre Eiffel, o Centro Cultural de Belém, o Elevador do Castelo de São Jorge (só pensado). Quem terá razão? É sempre a eterna pergunta!

Ciência

Uma mutação separou o homem do macaco, que ocorreu há 2,4 milhões de anos e permitiu a expansão do cérebro. Um dos responsáveis pela pesquisa, Hansell Stedman, da Faculdade de Medicina da Universidade de Pensilvânia sublinha: "Acontecimentos evolutivos como este são extremamente raros e o facto é que nos dois milhões e meio de anos que passaram depois de ter ocorrido esta mutação, o tamanho do cérebro humano quase triplicou."

Frases políticas

Da entrevista do DN ao Dr. Luís Filipe Menezes destaco as seguintes frases:
- "Espero que as presidenciais dividam o PSD."
- "O Governo é uma orquestra. É impossível que uma orquestra funcione só com o maestro e dois ou três violinistas."
- "Eu faria a remodolação do Governo depois do 25 de Abril e não depois das eleições europeias."
- "A fusão do PSD com o CDS é impensável, pois fragilizaria a democracia portuguesa."
- "Santana Lopes leva hoje pancada, perante o silência total dos lambe-botas que há pouco tempo lhe cantavam hossanas."
- "O terrorismo internacional não tem ideologia. Ontem expulsou a direita espanhola, amanhã expulsará a esquerda da Grã-Bretanha, e assim sucessivamente."
-

O sobe e desce dos partidos

O DN apresenta o barómetro de Março das tendências de voto e indica: PS à beira da maioria absoluta. Socialistas sobem e somam perto de 44% nas intenções de voto. PSD desce. Atentado de Madrid terá penalizado o partido do Dr. Durão Barroso. Perante a subida dos socialistas, o PSP perde terreno e o CDS/PP ganha quase dois pontos. A maioria dos ministros está em queda. Portas e Durão Barroso em queda, Carvalhas e Ferro Rodrigues não registaram oscilações e o Dr. Jorge Sampaio é o único que consegue subir.

Descentralização

O DN de hoje aponta o esquema da 'regionalização' em curso e mostra o mapa detalhado de Portugal continental dessa descentralização, que passaria a ser a seguinte com as várias regiões já definidas:

Vale do Minho - Valimar - Minho - Trás-os-Montes - Vale do Sousa - Douro - Baixo Tâmega - Porto - Viseu - Beiras - Aveiro - Coimbra - Pinhal - Beira Interior Sul - Leiria - Médio Tejo - Oeste - Lezíria do Tejo - Alto Alentejo - Lisboa - Alentejo Central - Baixo Alentejo - Algarve.

As várias regiões serão classificadas em: Grandes Áreas Metropolitanas (Algarve, Baixo Alentejo, Lisboa, Coimbra, Aveiro, Viseu, Porto e Minho), Comunidades Urbanas ( Lezíria do Tejo, Oeste, Médio Tejo, Leiria, Beiras, Douro, Beira Interior Sul, Vale do Sousa, Baixo Tâmega, Trás-os-Montes e Valimar) e Comunidades Intermunicipais (Vale do Minho e Pinhal).

Vamos aguardar para ver como vai ficar o cenário final deste arranjo ainda em curso.

Proibição de blogs

Pequim quer lutar contra os blogs, sobretudo aqueles mais críticos ao governo, tendo dois sites especializados em hospedar estes diários sido já fechados sumariamente.

quinta-feira, março 25, 2004

Ensaio sobre a lucidez

O DN de hoje publica uma entrevista a José Saramago, que lança na segunda-feira próxima o novo romance Ensaio sobre a lucidez.

Destaco algumas das frases por si pronunciadas, nomeadamente:

- 'Nós cidadãos, sentimos que não temos importância no modo como funciona a sociedade'.

- 'O poder efectivo real é o poder económico. E o poder económico não é democrático. Esta dir-se-ia a grande contradição do sistema'.

- Os destino do mundo são geridos por umas quantas multinacionais, cujos conselhos de administração não se apresentam ao eleitorado.'

- 'Digo, às vezes, que o mais importante nas minhas obras são as epígrafes. O leito não fique por aí; leia e pense!'.

- 'Escrevo para compreender. Sobretudo, a partir de 'Ensaio sobre a cegueira'', tento refletir sobre a situação do mundo, o indivíduo e as suas responsabilidades.'

- 'Se não houver uma revolução de consciências, a Humanidade estará perdida'.

- 'Não tenho a certeza de que um livro possa mudar seja o que for. Devemos, no entanto, dizer o que pensamos.'

- 'Eu não invento nada. Limito-me a levantar a pedra e a mostrar o que está debaixo. Mas quase todos os meus romances partem de uma impossibilidade.'

Segundo ainda informa o DN, as tiragens portuguesas dos livros de José Saramago atingiram dois milhões de exemplares, e o ´Memorial do Convento' é a obra de topo com tiragens acima de 230 mil exemplares.

Aulas de Sexo

Muito se tem dito acerca deste assunto, uns concordam outros não tanto.

Da 'A Avezinha', de hoje, jornal algarvio que se publica em Paderne, faz referência a um interessante artigo de José Clarel, com o título 'Aulas de sexo, ou sexo nas aulas?', que pôe a nú o que representa esta matéria, e, se fosse possível quase dava vontade de reproduzir o artigo todo, mas não sei se o autor concordaria. Contudo, não deixo de respigar, com o devido respeito, alguns parágrafos, como por exemplo: 'Poderão as crianças não saber cantar o Hino Nacional ou conhecer a nossa Bandeira, poderão não saber quantos são 2x3, nem como se escreve Portugal, mas seremos, sem dúvida, os melhores em sexo ou sexologia.', e ''Quais são os adultos que sabem de primeiros socorros? Alimentar correctamente uma criança? Educá-la? A ganhar a vida com honestidade? Respeitar a Natureza, os outros, e sobretudo os próprios pais? Isto sim, deveria ser disciplina obrigatória e eliminatória.'

Vale a pena ler todo o artigo, e como diz o escritor José Saramago, um livro não muda o mundo, mas dá para refletir, aqui acontece o mesmo, o conteúdo deste artigo dará mesmo para refletirsobre este assunto.

E acrescento, a humanidade foi capaz de tratar o problema da sexualidade, do sexo, ao longo de milénios, e o produto final está ainda à vista, não será que por muito nele mexer que levará por acabar com ele, obtendo-se depois um sucedâneo que não interessa a ninguém.

Prepare-se sim, um género de 10/12 mandamentos fundamentais e orientem os jovens a segui-los e respeitá-los. Talvez fosse possível chegar a boas conclusões.

quarta-feira, março 24, 2004

Bolsa de valores

Pressionada pelas acções do BCP, Portugal Telecom e EDP, a Bolsa caiu ontem mais 0,43%, sendo o quarto dia consecutivo de perdas.

Liga dos Campeões

O FC Porto ganha 2-0 ao Lyon e dá passo importante no sentido da meia final. Os golos foram marcados por Deco, na primeira parte, e por Ricardo Carvalho na segunda.

Cruzador russo

O cruzador russo nuclear 'Pedro o Grande' em risco de explodir no Norte da Rússia, sendo apontadas avarias gravíssimas no funcionamento do navio. Considerada a maior embarcação nuclear, tem sido vítima de problemas financeiras, e tem a matrícula 099. A sua construção começou em 1986 e demorou dez anos devido à falta de meios. Tem uma tripulação de mais de 700 homens, 3 helicópteros, 20 lança-mísseis de cruzador, 12 lança-mísseis antiaéreos e sistemas de defesa Vovopad contra os submarinos.

Espanha

Rajoy mobiliza populares para novos combates políticos, expressando ser necessário começar a trabalhar para recuperar o Poder.

Blair em Lisboa

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, chega hoje a Lisboa para encontros com o Dr. Durão Barroso e o Sr. Presidente da República. Um dos assuntos fundamentais será certamente a questão da segurança europeia, e os apoios às acções no Iraque, segundo se houve dizer.

domingo, março 21, 2004

Fórmula 1

Michael Schumacher venceu hoje o GP da Malásia e soma a segunda victória.

Casa Pia

60 testemunhas vão ser ouvidas. Juíza pode mandar repetir todos os actos de Rui Teixeira - Distribuição do processo a juiz foi irregular.

E outras notícias tomadas a partir do DN de hoje:

- Touradas ganharam público mas perderam qualidade.

- Escravatura regressou a Moçambique - Tráfico esconde-se no rosto da pobreza.

- Epidemia de gripe ameaça todo o mundo.

- Manifestações contra ocupação do Iraque com pouca adesão.

- Grande Rio Ave - Leão fulminado - Sporting goleado pelo Vila do Conde por 4-0, e até sou pelo Sporting...

- Durão Barroso promete investir 40 milhões para travar fogos.

- Loulé 'salva' centro histórico.



- KOfi Annan exige inquérito a programa da ONU para o Iraque.

- Powell acalma inquietação árabe sobre plano de Bush.

- Tropas paquistanesas detêm mais de cem suspeitos.

- Victória amarga para Presidente de Taiwan.

- Portugal ultrapassa prazos na directiva contra o racismo.

- 50 mil jovens criam Bíblia manuscrita.

- Um milhão de portugueses sem água.

-




sábado, março 20, 2004

Protestos

Um pouco por toda a parte, em diferentes capitais mundiais, ocorreram manifestações contra a guerra, para assinalar o primeiro aniversário do início da guerra do Iraque. Só nos Estados Unidos estão previstas mais de 200 manifestações anti-guerra.

Por outro lado, o Presidente Bush critica neutrais, e Nacões Unidas vão enviar missão ao Iraque, anunciou ontem Kofi Annan. Mas o Secretário de Estado, Colin Powell, enfrenta protesto de jornalistas na visita a Bagdad, feita ontem, e afirma que a coligação continua forte.

Desde o início da guerra, já morreram no Iraque 569 militares do EUA, havendo quem preveja pior situação, quando se aproximar 30 de Junho, data da transferência do Poder.

quinta-feira, março 18, 2004

Palavras banidas

Reproduzo do DN de hoje: Palavras banidas podem dar multas

'As autoridades reguladoras dos media dos EUA decidiram proibir a divulgação ou reprodução de expressões indecentes durante as emissões de rádio e televisão, declarando, expressamente, que a palavra foda-se é susceptível de levar a Federal Communications Comission a aplicar multas. Na origem desta decisão estão entrevistas e comportamentos considerados obscenos por parte dos cantores Bono e Courtney Love e do apresentador Howard Stern.'

Notícias

Quanto ao assunto das 'palavras banidas' temos assistido nos últimos tempos a um avanço desenvorgonhado da utilização de palavras tipo calão, mas do género porco, que quase toda a gente finje que não vê ou não ouve, seja escrita ou lida, em vários tipos de suporte, cinema, jornais, rádios, TV, etc.

Toda a gente ou quase toda conhece essas expressões, mas outra coisa, é utilizá-las e aceitá-las, por vezes, como sendo expressão vanguardista, até qause moda. Mas tudo tem um limite, o que é de mais incomóda, chateia e não á aceitável.

Lembra ainda quando em tempos atrás se dizia, com alguma vergonha, usando o francês, vai `a la merde'. Mas os tempos são outros.

Ex-Soreframe

Ex-Soreframe fecha no fim de Maio e despede 400.

The Fun Clock

Foi-me passado um código do'Fun Clock'. Vamos ver como poderá ser aqui colocado e funcionar.

quarta-feira, março 17, 2004

Web Design

Recebemos hoje da Amazon o livro 'Defensive Design for the Web', de Matthew Lindderman with Jason Fried, numa edição da New Riders. Trata-se de uma publicação acabada de ser lançada no mercado, que trata das várias situações de erro com que nos defrontamos quando navegamos na Net. Vamos a ver se de facto corresponde ao publicitado.

Iraque

O novo primeiro-ministro espanhol afirmou que as tropas espanholas sairão do Iraque tão breve quanto possível, possivelmente até próximo Junho.

Em face desta nova posição da Espanha neste dossier, os Estados Unidos estão "inquietos" com a decisão do novo Governo espanhol de retirar as suas tropas do Iraque. As forças internacionais "devem permanecer" junto dos iraquianos, defende o Presidente George W. Bush, num apelo à unidade. A retirada dos militares, acrescentou o subsecretário da Defesa, "enviará uma mensagem terrível aos terroristas".

Aguardemos os próximos acontecimentos que determinarão a evolução da situação política do Iraque.

segunda-feira, março 15, 2004

Espanha

Nas eleições de ontem, o PSOE saíu vencedor com 42,64% dos votos, contra os 37,64% do PP.
Zapatero é o novo primeiro-ministro.

Nada fazia supor que o Partido Socialista viesse a ganhar estas eleições, mas os últimos acontecimentos terão levado os eleitores espanhóis a dar a preferência ao PSOE, destacando-se particularmente o seu descontentamento pela forma como o PP tratou a informação acerca dos atentados de Madrid. Além de também estar presente o efeito do apoio dado à entrada no Iraque e seu envio de tropas, o as consequências do acidente ecológico provocado pelo Prestige.

domingo, março 14, 2004

Testes

Blogger
Estas são as notícias selecciondas do dia

Blogues

Hoje cliquei vários links de blogues, portugueses, brasileiros e outros, e achei interessante um deles que se dá por 'blalisboa'. Click aquie encontrá-lo-à.

Coisas macabras

Há já alguns dias a esta parte que os meios de comunicação social falam do tráfico de orgãos e de crianças em Moçambique, assunto que terá sido despoletado por uma missionária brasileira, Ililda dos Santos.

É tremendo o que vai acontecendo por este mundo não obstante a evolução do género humano em todos os domínios das civilizações, mas em que a vida humana representa cada vez menos, isso que é o suporte da estrutura da humanidade.

Podem vir profetas, leis, constituições, livros sagrados, e tudo o mais, mas o essencial, a vida, é cada vez menos respeitada.

sábado, março 13, 2004

Horror em Madrid

Assim titulava o DN na sua primeira Pagina do dia 12, sobre o atentado de 11 de Mar;o, mais uma data fat]idi;a a assinalar.

13 bombas em quatro comb]oios mata quase 200 pessoas e fere 1500.

quinta-feira, março 11, 2004

Aspirina

A Aspirina, o medicamento do séc. XX, comemora o 105º aniversário a 6 de Março de 2004.

A Aspirina foi 'descoberta' por Felix Hoffmann que queria apenas aliviar o seu pais das dores reumáticas. Do Caderno Saúde Pública nº 1 , do Expresso de 6 de Março, retiramos algumas dicas sobre este medicamento quase 'milagroso' do artigo de Rosalina Grilo, como:

- Um comprimido de Aspirina tem um diâmetro de 1,2 cm, uma espessura de 6 mm e 0,5 g de peso. Nunca um medicamento tão pequeno foi tão poderoso.

- 6 é o número de comprimidos Aspirina que, em média, cada português toma por ano.

- Desde 1899, ano em que começou a comercialização da Aspirina, foram vendidos mais de 350 biliões de comprimidos.

- Em cada 12 meses, podem salvar-se 100 mil vidas em todo o Mundo e 500 em Portugal, se os pacientes que sofrem de doenças cardiovasculares tomarem Aspirina com regularidade.

- Os norte-americanas consomem 16 toneladas de Aspirina por ano, o equivalente a dois mil milhões de dólares.

- 72 anos após o cientista Felix Hoffman ter descoberto a Aspirina, o medicamento foi incluído na 'farmácia' que segiu para a Lua, a bordo do Apolo XI.

- Em cada segundo são consumidos, em todo o Mundo, 2500 comprimidos de Aspirina, o que dá mais de 216 milhões por dia

quarta-feira, março 10, 2004

Mercado Automóvel

A VW vai suprimir cinco mil postos de trabalho até 2005.
Esta medida vai permitir a esta empresa obter um redução extra nos custos de dois mil milhões de euros, segundo aponta hoje o DN na página NEGÓCIOS.

De facto, a VW registou em 2003 um decréscimo de resultados de 75%. O modelo Golf não correspondeu às expectativas e é o principal responsável por esta má performance especialmente no mercado alemão. Outras razões também devem ter tido um efeito bastante negativo, como a valorização do euro, a fraca conjuntura económica e as pressões pelas margens.

terça-feira, março 09, 2004

Iraque

A lei fundamental que regerá as eleições livres foi ontem assinada em Bagdad. Xiitas receiam que os curdos não cedam no estatuto de autonomia, na elaboração do documento final. A Turquia destoa do apluso a nível europeu. O Presidente Bush dirigiu a seguinte mensagem "A adopção desta lei marca uma etapa histórica para a longa jornada do povo iraquiano da tirania para a liberdade".

Esta Constituição foi assinada com a tinta de 25 canetas, tantas quantos os membros do Conselho de Governo transitório, e que há-de levar o Iraque a eleições livres até final de 2005.

segunda-feira, março 08, 2004

Link para maggy Potter Bloggix

Maggy Potter Bloggix
Ali naquele link encontram o blogger da minha amiga Maggy Potter.

domingo, março 07, 2004

Expedição russa no Ártico

A bordo de dois helicópteros chegaram ontem à ilha norueguesa de Spitsbergen os doze cientistas russos da estação Polo Norte-32, que foram salvos da posição crítica em que se encontrava, por se ter quebrado o icebergue em que estavam alojados.

"Mors turpissima crucis"

Do artigo de Frei Bento Domingos, O.P, sobre "A Paixão de Jesus Cristo",destaco o seguinte:
'Corinto era uma cidade reconstruída por César no ano de 44 a.C. Tinha cerca de meio milhão de habitantes, dois terços dos quais eram escravos. A cidade da deusa Afrodite, em cujo templo se praticava a prostituição sagrada, era a capital da província senatorial da Ásia".

De facto o que me prendeu a atenção foi o termo 'prostituição sagrada', talvez por ter sido a primeira vez que este termo me prendeu a atenção. É extraordinário como ao longo dos milénios os homens/mulheres conseguem encobrir os seus mais variados apetites e orgias e necessidades sexuais, usando os mais subtis disfarces, sejam eles de ordem religiosa ou laica.

O 'habeas votus'

No 'Publico' do dia 5, Miguel Sousa Tavares, publicou um artigo com o título acima, que aponta para a tese de que os partidos preferem dispor de selvagens que ganham eleições do que alguém sério, mas incapazes de vencer, isto a propósito de incidente recente que involveu conhecido autarca, em que pelo facto de dispor do voto do povo se permite comportamentos e atitudes a todos os títulos sensuráveis.

Mas estamos em crer que nada vai acontecer, como aliás se viu em relação a outras individualidades que, devido à posição que ocupam nos escalões do Estado deveriam ter muito mais cuidado nas afirmações que fazem. Fica-nos sempre a idéia de que os votos que são facultado pelo povo deveriam ser considerados como um dever e não como um direito de fazerem o que bem entendem, um dever de servirem esse mesmo povo que neles confiou. Mas o voto é uma arma de arremeço, tal qual um bumerang.

"Pseudo-eventos"

Ainda sobre Daniel Boorstin, desejo completar o aforismo indicado abaixo e que é:

- 'O maior obstáculo à sabedoria não é a ignorância - é a ilusão do conhecimento'.

E nasceu em Atlanta, na Geórgia do Sul (Sul dos EUA), filho de imigrantes Judeus da Rússia. O seu pai era advogado e por receios de represálias do Ku Klux Klan, mudou a família para o Oklahoma (Oeste). Estudou Direito na Inglaterra e em Harvard: Durante um quarto de século foi professor em Chicago.

O seu livro mais influente foi 'Image'. Entre 1975 e 1987, foi o director da maior biblioteca do mundo, a do Congresso, em Washington.

"Pseudo-eventos"

Com 89 anos morreu um dos mais importntes intelectuais americanos do séc. XX, Daniel Boorstin, nascido em 1914, e considerado o homem que inventou os 'pseudo-eventos'.

Foi o criador de aforismos, como:
'O maior obstáculo à sabedoria não é a ignoirância'
'O livro é o maior avanço técnico na história da humanidade'
'Uma pessoa que é famosa por ser famosa'
'Um 'best-seller' é um livro que se vendeu bem simplesmente porque se vendeu bem'.

E são os seguintes os livros publicados pela Gradiva:
- O Nariz de Cleópatra - Ensaios sobre o Inesperado - 1995
- Os Americanos I - A experiência Colonial - 1997
- Os Americanos II - A experiência Nacional - 1999
- Os Descobridores - De Como o Homem Procurou Conhecer-se a Si Mesmo e Ao Mundo - 1987
- Os Criadores - Uma História dos Heróis da Imaginação- 1993
- Os Pensadores - A História da Constante Busca do Homem Para Compreender o Seu Mundo -1999


Cold Mountain

Dirigido por Anthony Minghella, baseado no livro com o mesmo título de Charles Franzier, este filme cuja acção decorre em plena guerra civil americana, é interpretado por Jude Law e Nicole Kidman nos principais papéis e por Renée Zellweger, que viria a receber o óscar de melhor atriz secundária.

Trata-e de um filme bem executado, mas não é um filme somente de generais e soldados. São ali tocadas vários temas, como religião, sexo, poder, o desejo de fazer o mal, e o amor em toda a sua dimensão. Bom filme!

sexta-feira, março 05, 2004

Weblogue

Hoje adquiri 'O Livro de Bolso do Weblogue', de Rebecca Blood, edição de Fevereiro de 2004, da Campo das Letras, do Porto.
O livro diz que explica como os weblogues funcionam e explora o seu impacto no mundo dos media.
Parece ser bastante interessante.