quinta-feira, março 25, 2004

Aulas de Sexo

Muito se tem dito acerca deste assunto, uns concordam outros não tanto.

Da 'A Avezinha', de hoje, jornal algarvio que se publica em Paderne, faz referência a um interessante artigo de José Clarel, com o título 'Aulas de sexo, ou sexo nas aulas?', que pôe a nú o que representa esta matéria, e, se fosse possível quase dava vontade de reproduzir o artigo todo, mas não sei se o autor concordaria. Contudo, não deixo de respigar, com o devido respeito, alguns parágrafos, como por exemplo: 'Poderão as crianças não saber cantar o Hino Nacional ou conhecer a nossa Bandeira, poderão não saber quantos são 2x3, nem como se escreve Portugal, mas seremos, sem dúvida, os melhores em sexo ou sexologia.', e ''Quais são os adultos que sabem de primeiros socorros? Alimentar correctamente uma criança? Educá-la? A ganhar a vida com honestidade? Respeitar a Natureza, os outros, e sobretudo os próprios pais? Isto sim, deveria ser disciplina obrigatória e eliminatória.'

Vale a pena ler todo o artigo, e como diz o escritor José Saramago, um livro não muda o mundo, mas dá para refletir, aqui acontece o mesmo, o conteúdo deste artigo dará mesmo para refletirsobre este assunto.

E acrescento, a humanidade foi capaz de tratar o problema da sexualidade, do sexo, ao longo de milénios, e o produto final está ainda à vista, não será que por muito nele mexer que levará por acabar com ele, obtendo-se depois um sucedâneo que não interessa a ninguém.

Prepare-se sim, um género de 10/12 mandamentos fundamentais e orientem os jovens a segui-los e respeitá-los. Talvez fosse possível chegar a boas conclusões.

Sem comentários: