Do site No Olhar reproduzimos a notícia em tempo comunicada que achamos oportuno registar.
"Taiwan: Parlamento põe fim a três milênios de escrita vertical
[04 Maio 2004]
O Parlamento taiuanês aprovou hoje, terça-feira, uma lei através da qual todos os documentos oficiais devem ser escritos horizontalmente e da esquerda para a direita, o que põe um ponto final a milhares de anos de escrita vertical em linhas que avançam da direita para a esquerda.
Atualmente, os rótulos e materiais impressos em Taiwan estão escritos em todas as combinações de direções possíveis, com escrita vertical e horizontal, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda.
Os documentos oficiais taiuaneses seguiam a milenar tradição chinesa de escrever os caráteres em linhas verticais de ponta a ponta e começando na parte superior direita da página.
A China abandonou este formato depois da chegada ao poder do Partido Comunista, que também simplificou os caráteres, com o que Taiwan se converteu no único depositário da escrita tradicional chinesa.
A ilha continuará conservando os caráteres tradicionais, frente aos simplificados empregados na China.
Esta modernização se justifica pelos imperativos do uso dos computadores e pela necessidade de inserir textos em línguas de alfabeto romano, o que se fazia muito difícil com o formato clássico.
A reforma, apesar de sua aparente simplicidade, teve oposição entre um bom número de escritores, impressores e educadores, que temem que a mudança suponha uma perda do legado cultural tradicional.
O governo preparou em maio de 2003 o projeto de lei sobre o formato de escrita dos documentos oficiais, que demorou um ano para aprovar-se.
O formato de escrita horizontal da esquerda para a direita nos documentos oficiais também deverá ser adotada nas escolas e nos materiais impressos.
O sistema de escrita chinês começou 3000 anos antes de Cristo, e sua invenção se atribui ao legendário imperador chinês Fu-Shi.
O sistema de escrita chinês variou relativamente pouco em sua longa existência e o atual se denomina "escrita literária" (Li Shu), criada no século VI antes de Cristo.
Inicialmente se escreveu sobre ossos de animais ou cascos de tartaruga, nos quais se fazia um orifício, que se aquecia até que se formavam fendas que eram utilizadas para a adivinhação.
O chinês é o único dos sistemas de escrita importantes do mundo que mantém como unidade básica o pictograma, embora não todos os caráteres chineses são representações pintadas de objetos concretos.
Os caráteres chineses reúnem som, significado e imagem visual, e estão compostos de radicais.
Embora o número de caráteres chineses ascende em teoria a quase 50.000, só uns 5.000 são de uso freqüente, e os elementos radicais dos que se compõem todos os caráteres são apenas 214."
Sem comentários:
Enviar um comentário