quinta-feira, janeiro 26, 2006

EINSTEIN


Pensamentos de Einstein


  1. "O que fez cair em descrédito a forma democrática dominante na Euiropa (...), não se deve atribuir à ideia democrática fundamental, mas sim à falta de estabilidade dos chefes de governo e ao caracter impessoal do modo de eleição."


  2. "As instituições são impotentes no sentido moral, se não forem apoiadas e alimentadas pelo sentido de responsabilidade de indivíduos vivos."


  3. "O observador que pretende observar uma pedra, observa na realidade, se quisermos dar crédito à física, os efeitos da pedra sobre si mesmo... O realismo ingénuo conduz à física, e a física, por sua vez, mostra que esse realismo ingénuo é falso quando pretende tirar conclusões. Lógicamente falso; portanto falso."


  4. "A capacidade de compreensão humana é e será sempre muito limitada."


  5. "A sociedade é responsável pelo destino de cada indivíduo e mostrou-nos (Arnold Berliner) o caminho que permitia transpor para o campo da acção o dever que para a sociedade resulta da consciência dessa responsabilidade."


  6. "Sou feliz por pertencer a uma nação. que é demasiado pequena para cometer grandes tolices."


  7. "Pode-se participar da civilação europeia, pode-se ser bom cidadão de um Estado e, ao mesmo tempo, continuar a ser um bom judeu."


  8. "Enquanto tiver possibilidade hei-de residir sempre num país em que reine a liberdade política, a tolerância e a igualdade de todos os cidadãos perante e lei."


  9. "A maior missão do Estado é, para mim, a de proteger o indivíduo e de lhe oferecer a oportunidade de manifestar a sua personalidade criadora."

Sem comentários: