sexta-feira, janeiro 13, 2006

Ilhas Shetland


Ilhas Shetland

As Ilhas Shetland (por vezes ditas Zetland ou Hjaltland) são uma dss 32 regiões na Escócia, sendo um grupo de ilhas escocês, num total de 50 ilhas, entre as Ilhas Orkney e as Ilhas Faroe, a norte da Escócia, com a área total aproximada de 1466 km2. O centro administrativo e o único município é Lerwick, a capital.
Anteriormente, as Shetland eram uma colónia Norueguesa, mas a sua propriedade passou para a corôa da Escócia em 20 de Fevereiro de 1468 por falta de pagamento do dote num casamento. Muitos ilhéus não se sentem Escocêses, e nunca se esqueceram das suas raízes Escandinávias. Durante a II Guerra Mundial, barcos das Ilhas Shutland prestaram serviço de apoio à Noruega, conhecido como o "Autocarro Shetland".

Alguma ilhas tem menos de 1 km2 de superfície, outras com poucos habitantes ou sem habitantes, havendo muito curtas distância entre algumas.

Desde o princípio do século XIX, os Shetlanders celebram o "Up Helly Aa", um fino festival que anuncia o fim do inverno e o regresso do sol, sendo a mais importante celebração na capital, na última terça-feira de Janeiro, este ano a 31.
No ano passado, 51 vikings usando as suas túnicas de veludo, capacetes asados e as capas de pele de foca, percureram as ruas de Lerwich, com as tochas acesas, acompanhados de piratas, bailarinas gordas, num total de cerca de 900 convivas, todos homens que as mulheres não tomam parte.

Para mais informações sobre as Shetlands, visite este SITE

Post preparado com materiais da Wikipédia.com e da Revista Time (2006/01/016)

Sem comentários: