terça-feira, fevereiro 21, 2006

The Pond-Moonlight

POST Nº 1000


Aproveitamos para mencionar que este é o 'post' nº 1.000, depois de cerca de dois anos e meio em actividade. O nosso objectivo era o de deixar registado alguns dos acontecimentos do dia-a-dia a que normalmente temos acesso ao seu conhecimento.

E também aproveitamos para agradecer a Todos os que nos visitam, de muitos pontos da Terra, conforme tenho a possibilidade de ver nas Estatísticas do Blog. É um incentivo de grande valor, com ou sem comnetários. Esperamos poder continuar...

E como referência, encontrámos um interessante assunto que, pelo seu significado e ao mesmo tempo focar a área da fotografia que também temos tratado ao longo deste tempo.

Trata-se da venda em leilão, pela Sotheby's, New York, em 14 Fevereiro de 2006, de uma das quatro cópias existentes da fotografia "The Pond-Moonlight", feita por Edward Steichen, em 1904, em Long Island, New York, pelo extraordinário montante de 2,5 milhões de dólares (2,5 milhões de euros), que até agora é a fotografia mais cara do mundo.

Trata-se de fotografia a cores, de 41x50,8 cm, utilizando o processo 'autochrome', processo este registado em Dezembro de 1903, por A. Lumière e ses Fils, no 'Office National de la Proprièté Industrielle', França.

Edward Steichen (27 Março, 1879 - 25 Março 1973), nasceu no Luxemburgo, tendo a família emigrado para os Estados Unidos em 1881, sendo naturalizado em 1900. Foi pintor e curador de galeria de arte e museu.

Na primeira Grande Guerra comandou a Divisão Fotográfica das Forças Expedicionárias, e na Segunda, serviu como Director do Instituto de Fotografia Naval. Após a segunda Grande Guerra, actuou até 1962 como Director de Fotografia do Museu de Arte Moderna, New York.

Também criou 'The Family of Man', em 1955, exposição fotográfica que fala de vida, amor e morte, em 68 países, que foi doada ao Grande-Ducado do Lexemburgo, em exibição permanente na cidade de Clervaux.

Sem comentários: