sábado, dezembro 23, 2006

Lula gigante

Lula gigante fotografada pela primeira vez

Uma lula gigante foi fotografada em actividade por cientistas japoneses, em pleno Oceano Pacífico. As imagens revelam que esta é muito mais activa do que se supunha.
Tsunemi Kubodera, do Museu Nacional de Ciência, e Kyoichi Mori, da Associação para a Observação de Baleias das Ilhas Ogasawara, de Tóquio, conseguiram captar as primeiras imagens de uma lula gigante, no Oceano Pacífico.
Esta é uma espécie de águas profundas sobre a qual se desconhece quase tudo. Até hoje, as informações sobre o seu comportamento eram escassas e tinham por base a observação de lulas capturadas em redes de pesca ou que davam à costa, já mortas ou em más condições.
As imagens agora divulgadas revelam que o mamífero, com mais de 18 metros de comprimento, é muito mais activo do que se pensava, afirmou um dos investigadores. «Pensava-se que as lulas gigantes eram lentas e que permaneciam em águas profundas sem se mexerem muito... Mas nós descobrimos que elas se deslocam de uma forma bastante activa», disse Kubodera à Reuters.

As últimas tentativas para conhecer mais de perto a lula gigante, que pode atingir 18 metros, envolveram expedições para capturar uma em estado de larva — o que tornava o transporte bem mais fácil.
O problema é que esta lula, do género "Architeuhis", que começa a vida com uns humildes centímetros, é muito parecido com as espécies de lula comum na sua fase larvar. E as condições do fundo do mar não conseguem ser recriadas com facilidade em laboratório.

A lula gigante foi capturada com o uso de uma lula menor como isca, e arrastada para dentro do navio "depois de lutar um bocado", de acordo com Kubodera. Segundo ele, o indivíduo capturado, uma fêmea, ainda não havia atingido o tamanho adulto.

No ano passado, a mesma equipe havia fotografado uma lula gigante em seu hábitat natural. A lula gigante, ou Architeuthis, é o maior invertebrado do mundo .
A câmera de Tsunemi Kubodera, chefe da equipa, capturou o momento em que o animal tentava engolir uma lula menor, usada como isca, durante uma expedição no início de Dezembro.
O invertebrado acabou por morrer ao ser capturado pela equipa de Kubodera.

Sem comentários: