terça-feira, dezembro 19, 2006

Tom and Jerry



Joseph Barbera Criador de Tom & Jerry morre aos 95 anos
O desenhador de Tom & Jerry, dos Flinstones e de Scooby Doo, entre outras personagens célebres dos desenhos animais morreu segunda-feira, com 95 anos, em Los Angeles, Califórnia

Quando, aos 16 anos, Joseph Barbera decidiu dedicar-se à actividade bancária, não imaginava que se tornaria, mais tarde, num dos pioneiros da indústria de animação. Mas tornou-se. The Flintstones, Tom and Jerry ou Scooby Doo são apenas algumas das muitas personagens que Barbera criou, com William Hanna, e que habitam o imaginário de milhares de pessoas em todo o mundo.

Ele e William Hanna fundaram em 1957 a empresa Hanna-Barbera, que rapidamente se tornou uma referência na produção de filmes do gênero cartoon. A experiência da dupla vinha desde 1937, quando começaram a colaborar com o estúdio Metro-Goldwyn-Meyer. Hanna era o produtor. Barbera o desenhista. Juntos, eles receberam sete prêmios Oscar.

Os desenhos animados Tom e Jerry venceram sete Óscares da Academia e a dupla Hanna-Barbera recebeu oito prémios Emmy.

A Hanna-Barbera produziu cerca de 3 mil desenhos animados de curta duração durante os mais de 60 anos da companhia.

Nascido em 1911 em Nova York, Barbera começou a trabalhar como bancário, mas encontrou sua verdadeira vocação no desenho, após publicar algumas tiras na revista Collier's.

Estudou arte antes de ir trabalhar nos estúdios de desenhos animados Van Beuren, em Nova York. Sander Schwartz, presidente da Warner Bros Animation, lembrou que "Bill (Hanna) criou um modelo de produção para a TV e Joe (Barbera) o tornou divertido, com seus desenhos originais e personagens memoráveis, que ficarão para sempre". William Hanna, sócio de longa data de Barbera, morreu em 2001.

Barbera, que também deu vida a "Scooby-Doo", morreu de causas naturais, na sua casa, em Los Angeles, afirmou seu porta-voz, Gary Mieranu, segundo um comunicado da Warner Brothers.

Sem comentários: