Nome popular: Piraíba
Nome científico: Brachyplathystoma filamentosum
Habitat: É o maior peixe de água doce do Brasil, pois pode atingir até 300Kg de peso. Existe apenas na Bacia Amazónica em canais de grandes rios. Gosta também de frequentar a barra de rios de menor porte para capturar as suas presas.
Como pescar: A pesca deste peixe é uma batalha, pois facilmente ele ultrapassa os 100Kg de peso, dando ao pescador muito trabalho para embarcá-lo. O equipamento a ser utilizado deve ser de acção extra-pesada, com varas curtas e firmes. As carretilhas devem armazenar pelo menos 100 m de linha com resistência mínima de 50Lbs. Utilizar como isca pequenos peixes e, para que a isca toque o fundo, usar a quantidade certa de chumbo.
É normal que, ao apanhar um peixe deste, o pescador tenha que ligar o motor de popa para segui-lo, fazendo-o cansar lentamente.
Dica: Sempre que for pescar este peixe, levar um ou dois companheiros, pois dificilmente alguém consegue embarcar sozinho um peixe deste porte .
Melhor época: Pode ser capturado durante todo o ano, respeitando-se, é claro, o período de desova e reprodução, que vai de Outubro a Março.
Tamanho mínimo: 120cm
Sem comentários:
Enviar um comentário