sexta-feira, março 30, 2012

A Psicologia para Todos

Do Blogue "A Psicologia para Todos", respigo:

4 - Alguns Perfis do par Manipulador/Vítima
Passemos então a analisar alguns dos perfis mais conhecidos do par manipulador/vítima, pois que antes das propostas de cura é necessário um conhecimento desta realidade de uma forma mais detalhada.

1-MANIPULADOR
1- O Manipulador Sedutor
· Usa o seu corpo e o seu charme, como meio de atracção.
· Tem o costume de interpelar e de olhar nos olhos dos outros para perscrutar as reacções dos outros. Mas responde sempre de forma ambígua.
· Obtém sempre o que procura: informações, propósitos dos outros, desejos, mas nunca dá nada em troca. Quando não consegue obter o que deseja usa a força física, ou psicológica.
· O seu principal objectivo é extorquir tudo o que puder dos outros: dinheiro, poder, consideração, dependência psicológica…


1-VÍTIMA
1- A Vítima que Repele
· Usa a sua má aparência, e mesmo o seu desleixo, para chamar a atenção dos outros.
· Mantém sempre a cabeça baixa, uma posição curvada e não responde directamente ao que a interpela, respondendo por monossílabos.
· Quando instada directamente diz o que não devia, ou revela “segredos”, perdendo o controle das suas ideias ou emoções. Anula completamente os seus desejos perante as mesmas necessidades do manipulador.
· O seu principal objectivo é ser reconhecida afectivamente e materialmente, pela enorme dádiva que sente dar de si mesma aos outro (manipulador).


2-MANIPULADOR
2- O Manipulador Tímido
· Esconde-se atrás de uma falsa timidez.
· Julga-nos atrás dos seus silêncios e/ou do seu olhar, sem se manifestar quando solicitamos a sua opinião, principalmente em público.
· A sua presença é opressiva, mesmo que ninguém saiba encontrar as verdadeiras razões dessa opressão (exceptuando um outro manipulador).
· Serve-se de um companheiro(a), filho(a), ou de um colega, para transmitir a sua opinião, ou crítica à pessoa, ou situação, alvo.
· Submete-se muito passivamente à autoridade de um outro manipulador que considera mais forte, como por ex., o manipulador culto, e o manipulador autoritário.
· Está sempre a apregoar que detesta conflitos, mas nada lhe dá mais satisfação provocando-os indirectamente.
· Insinua a existência de planos, armadilhas, maus olhados, etc. que os adversários lhe andam a montar e a construir, e lança-os discretamente junto da(s) vítima(s).

FONTE: www.apsicologiaparatodos.blogspot.com

Sem comentários: