sexta-feira, agosto 27, 2004

Causas da Asma

Manter a casa demasiado limpa pode causar asma

"Os pais que mantêm as suas casas demasiadamente limpas podem, na verdade, estar a contribuir para que os seus filhos venham a sofrer de asma, segundo um estudo da Universidade de Tecnologia Curtin, na Austrália.

Publicado na última edição da revista médica Thorax, o estudo revela que as crianças expostas aos vapores de solventes e produtos de limpeza sofrem maior risco de desenvolver asma.
Segundo os investigadores, os produtos para limpar móveis, os ambientadores bem como alcatifas e carpetes novas são alguns dos agentes causadores da doença.

No estudo, os investigadores mediram os níveis de compostos orgânicos voláteis (em inglês, VOCs) nas casas de 88 bebés com asma e de 104 sem asma. Esses níveis podem ser encontrados em adesivos para o chão, tintas e produtos de limpeza.

Os níveis foram medidos no Inverno e no Verão e os pais das crianças também ajudaram na pesquisa através do preenchimento de um questionário detalhado sobre a saúde dos seus filhos.

O estudo concluiu que o benzeno, substância usada para fazer borrachas, tinturas e detergentes, e que já foi relacionado a casos de cancro, quase que triplica o risco de asma nas crianças."

Sem comentários: