sábado, dezembro 17, 2005

Mona Lisa


Mona Lisa (também conhecida como a Monna Lisa; Italiano: La Gioconda; Francês: La Joconde), é uma pintura de Leonardo da Vinci, mostrando uma mulher com uma expressão introspectiva, ligeiramente sorridente, que deu ao quadro fama universal.

A história do quadro tem sido muito discutida, conquanto em parte se mantenha ainda desconhecida. De acordo com Vasari, o assunto é uma jovem mulher florentina, Mona Lisa, que em 1495 casou com Francesco del Giocondo, motivo porque tornou-se conhecida como 'A Gioconda'. Leonardo gostava tanto do quadro que andava com ele quando se deslocava, até que eventualmente em França vendeu-o a François I, para quem trabalhou durante anos.

É provavelmente o retrato mais famoso na história da arte. Poucos outros trabalhos de arte são assim comemorados, reproduzidos e analisados. Leonardo começou o retrato em 1503 e esta agora exposto no Museu do Louvre em Paris, sendo a maior atracção do museu.

Agora os cientistas da Universidade de Amesterdão descobriram que Mona Lisa estava 83 por cento feliz, 9 por cento aborrecida, 6 por cento receosa e 2 por cento irritada, tinha menos de um por cento de sentimentos neutros e a surpresa era nenhuma, o que foi conseguido submetendo a face de Gioconda a um programa de "reconhecimento de emoções" desenvolvido em conjunto com a Universidade de Illinois, nos EUA.

Mas o quadro depois de várias peripécias por que passou ao longo de cinco séculos, ainda encerra mistérios por desvendar, e um dos grandes desafios colocados aos cientistas é descobrirem o que estava Mona Lisa a pensar quando posava para Leonardo da Vinci.

Sem comentários: