domingo, novembro 19, 2006

Austrália

Possivelmente o primeiro mapa da Austrália, do Atlas de Nicholas Vallard's, 1547. Este mapa é um dos Mapas Dieppe mostrando Java le Grande, um continente com o aspecto da Austrália. Cópia existente na Biblioteca Nacional da Austrália.

Embora a maioria de historiadores defendam que a descoberta européia de Austrália começou em 1606 com a viagem do navegador holandês Willem Janszoon a bordo do Duyfken, um número de teorias alternativas foram postas a circular. A precedência da descoberta foi reivindicada para a China, Portugal, França Espanha e mesmo a Fenícia. Uma das melhores suportadas destas teorias é a teoria da descoberta portuguesa de Austrália.


Os portuguêses eram os principais marinheiros e os navegadores nos séculos XV e XVI.O Príncipe Henrique, O Navegador, a partir de Sagres, encorajou a exploração marítima por Portugal, tendo criado a academia para elaborar e coligir mapas, assim como para projectar melhores navios e os equipamentos de navegação. Pela acção do Príncipe Henrique, Portugal transformou-se na nação pioneira do mar e a mais forte no mundo. Por cerca de 1516, os portuguêses tinham-se estabelecido em Timor. Consequentemente, discute-se que os portuguêses podem, pelo menos, ter avistado a linha do norte da costa de Austrália, porque está somente a 450 quilómetros da plataforma de Timor.

FONTE: Wikipedia

Sem comentários: