terça-feira, novembro 14, 2006

Vida Mais Fácil

Com o lema "TORNAR A VIDA FÁCIL" é hoje comemorado em todo o planeta Terra o "Dia da Usabilidade" através de eventos que abarca um vasto leque de actividades, no sentido de alertar os profissionais para a necessidade de apresentarem aos consumidores soluções de fácil utilização.
Numa base de voluntariado, os especialistas levantam as questões da usabilidade e da acessibilidade, envolvendo designers, arquitectos, engenheiros, programadores e outros, todos tendo em mente esses objectivos fundamentais para tornarem a vida fácil.
Não nos esquecemos que no passado, a operacionalidade de qualquer máquina ou aparelho era de uma simplicidade espartana, o que se foi deteriorando com o desenvolvimento tecnológico que, a troco de tudo e de nada passaram a incorporar um sem número de comandos que muito complicam a vida dos mortais.
Talvez até aos anos quarenta, os comandos de um automóvel médio, resumiam-se, basicamente a 6 componentes: chave de ignição, alavanca de mudanças, pedal do acelarador, pedal do travão, volante e interruptor de luzes.
E parecia haver entre os engenheiros um entendimento universal para aplicar esse critério a qualquer equipamento.
Não é que o desenvolvimento tecnológico não seja de aproveitar, antes pelo contrário, mas a racionalização da concepão deveria estar sempre presente, e não a preocupação de acrescentar mais e mais comandos, o que leva por vezes a supor que em máquinas sofisticadas estamos perante o cockpit de um avião.

Sem comentários: