quarta-feira, dezembro 01, 2004

Crise Política

Muitos blogues, como seria evidente, dedicam a sua atenção à situação resultante da crise política em curso. Destaco do 'Grande Loja do Queijo Limiano' o seguinte post dos últimos dias, que foca uma figura que deu muito que falar, e que ainda muitos terramotos poderia provocar se continuasse em cena:

"Nuno Morais Sarmento, o boxeur, ontem e ainda hoje no Parlamento gozou à brava com o cenário de Sampaio convocar eleições antecipadas... Era pura e simplesmente "virtual". Viu-se. Tem agora uma brilhante carreira politica à sua frente, virtualmente, claro."

Mas o que nos interessa hoje, em particular, é mencionar as manchetes dos principais jornais diários alusivas à situação presente, e começemos pelo:

Diário de Notícias que titula na primeira página: "Sampaio dissolve mas aceita Orçamento de Santana", e quase como rodapé inscreve os seguintes títulos:"Imagem de 'incubadora' chocou o Presidente da República"; "Dissolução obriga ao adiamento do referendo europeu", "PSD e PP vão ter listas separadas nas legislativas", e "José Sócrates confiante lança trunfo António Vitorino".

A Capital: Com a fotografia do Presidente da Repúlica, titula 'Mea culpa' e começa por escrever: Jorge Sampaio, quatro meses depois de ter viabilizado Santana Lopes como primeiro-ministro, resolver emendar a mão e marcar eleições antecipadas....."

Correio da Manhã: Em título de caixa alta "SAMPAIO GARANTE AUMENTOS" e "Dissolução só depois de aprovado o orçamento de 2005", com as fotos de Jorge Sampaio e de Santana Lopes.
Destacando: "Mais 2,2% para a Função Pública não espera por futuro Governo: Presidente nem ouviu nome o substituto de Chaves; Santana quer voltar a Belém depois de eleito; Sócrates põe Vitorino à frente do programa do PS; Agitação no PSD e silêncio no PP"


24 Horas: SAMPAIO FARTOU-SE DAS TRAPALHADAS DO GOVERNO DE SANTANA E PRONTO... FOI AO FUNDO, com a foto da cara de Santana a boiar nas ondas do mar, destacando os seguintes títulos: "O dia louco do Presidente, do primeiro-ministro e do líder da oposição; Quanto vão custar as eleições antecipadas; Os inimigos e as broncas que deitaram Santana abaixo; Joana Lemos arrasa o ministro que se pirou; Margarida Marante compara Santana com Sócrates; A reacção de Ferro Rodrigues"

Público: "Instabilidade justifica eleições PSD e CDS concorrem separados", resumindo os factos que terão pesado para a tomada de decisão do Presidente.

E por razões óbvias não podemos deixar de fora o:

Diário Económico que em Edição Especial aponta a Demissão do Governo e escreve: "Presidente da República dissolve a Assembleia - Orçamneto 2005 avança apesar da queda de Santana"

E resume as notícias nas páginas interiores com os temas seguintes:"Empresas que violem artº 35 dissolvem-se; Portagens nas SCUT suspensas até chegada de novo Governo; Reforma de arrendamento já não entra em vigor; Empresários preferem novo ciclo para que haja verdadeira retoma; Receitas extraordinárias de 2004 asseguradas; Novas regras de contabilidade em risco de adiamento"

E na última página titula: "Decisão surpreende alguns e era esperada por outros".




Sem comentários: