sábado, dezembro 04, 2004

VIRTUALIDADES

Folhetim
Mário Bettencourt Resendes*



"Cena I - Quatro dias depois de ter tomado posse, Henrique Chaves, ministro da Juventude, do Desporto ( e de mais algumas coisas que não recordo), ex-ministro adjunto de Santana Lopes, demite-se com estrondo. A sua carta de saída lembra uma tragédia grega.
Cena II - O primeiro ministro inicia as diligências para a substituição de Chaves. De Belém saiem, para alguns jornais, informações sugerindo que Sampaio «exige estabilidade», mas «não encara a dissolução a curto prazo».

Cena III - Quando chega a Belém com o nome do novo ministro na carteira, Santana ouve de Sampaio a decisão de dissolver o Parlamento. Ainda o primeiro ministro estava no palácio, é divulgado um comunicado lacónico da Presidência, anunciando a intenção de convocar o Conselho de Estado ao abrigo do artigo da Constituição que remete para a dissolução da Assembleia.

Cena IV - No dia seguinte, à saída de casa, confrontado com a insistência dos jornalistas, Jorge Sampaio diz que falará à porta da «Abraço», para onde se dirige em missão oficial. Lá chegado, tranquiliza os portugueses: «Está tudo normal, as instituições funcionam».

Cena V - O presidente da Assembleia queixa-se de ter sabido da decisão de Sampaio pela televisão. Ofendido, diz que o actual Parlamento está «ferido de morte» e defende a imediata cessação dos trabalhos. Os líderes parlamentares não concordam e a maioria quer aprovar o Orçamento para 2005.

Cena VI - O Presidente da República continua tranquilo. Sobre o Orçamento, diz que a seu tempo se verá. Fontes do Palácio indicam que o OE deverá passar. Economistas e empresários evidenciam uma enorme divisão de opiniões sobre a questão orçamental.

Cena VII - Alguém recorda, oportunamente, que, se o primeiro ministro não se demitir nem for demitido, o Governo continuará em plenitude de funções até à posse do próximo Executivo.

Cena VIII - Angelical, Cavaco afirma que o seu artigo no «Expresso», publicado no sábado, «não visava o Governo».

Cena IX - Sampaio continua tranquilo." - in Diário Digital

*Jornalista

Aguardemos com muito interesse, pelo menos, a Cena X

Sem comentários: