segunda-feira, outubro 03, 2005

Eclipse solar anular






Eclipse solar anular





Hoje, segunda-feira, parte significativa do sol deixou de brilhar. A parte em falta não era nenhum motivo de preocupação -- a Lua estava momentaneamente no caminho certo. O evento não foi um eclipse total do sol para os entusiastas do céu da Terra, mas somente um eclipse anular, onde a Lua obstruiu a maior parte do Sol. Por causa da relativamente grande distância à Lua durante este alinhamento Terra-Lua-Sol, a Lua não tem um tamanho angular bastante grande para obstruir totalmente o Sol.

Aqueles que testemunharam o eclipse solar num trajeto estreito através de Portugal Espanha e África, foram, no entanto, suficientemente felizardos para ver o anel de fogo, uma Lua escura completamente cercada pela luz brilhante do distante Sol.

A fotografia acima, mostra um anel de fogo captado em invulgar alta resolução. A imagem resultante apresenta detalhes da superfície solar granular assim como muitas manchas elevadas (nuvens de gás solar mantidas acima da superfície do Sol devido ao seu campo magnético) em torno do Sol.

Sem comentários: