terça-feira, março 14, 2006

Arca de Noé


Arca de Noé no monte Ararat.

A Arca de Noé foi a provisão pela qual os antepassados de toda a humanidade sobreviveram ao Dilúvio Bíblico, conforme descrito no livro Génesis. Deus deu a Noé instruções detalhadas sobre o tamanho, formato, feitio da iluminação e da ventilação, e sobre os materiais a usar na sua construção. A sua representação comum tem a forma de um barco, mas na realidade seria uma caixa rectangular.

O dilúvio ocorreu durante 40 dias e 40 noites e a água submergiu a terra. Não pretendia ser uma embarcação com o objectivo de navegar, mas somente para flutuar. A Bíblia diz que 5 meses após o Dilúvio começar, a "arca veio a pousar nos montes de Ararat". Após isso, depois de 5 meses e 10 dias, a porta foi aberta. Ararat refere-se a uma região na Arménia – o antigo Reino de Urartu, e não um monte específico. Após a saída de Noé e sua família e dos animais da Arca, a localização e seu destino jamais foi referido na Bíblia.

É opinião geral que a narração sobre Noé e o Dilúvio deve ser interpretada, não como um facto histórico, mas como mera alegoria sem pretensão alguma de ser encarada literalmente. Porém, há grupos religiosos que entendem a narrativa como literal. Na tradição cristã, a Igreja Cristã é simbolizada pela Arca de Noé. Alguns vêm na Arca de Noé a simbologia de fecundidade, ao preservar em si a Vida durante o período do dilúvio purificador e possibilitar a recriação da Humanidade.

A Arca de Noé era uma grande embarcação construída de madeira resinosa, provavelmente de cipreste, e impermeabilizada com betume. Baseado no cálculo do côvado (antiga unidade de medida de comprimento equivalente a 0,66 m), as suas dimensões seriam 155 m de comprimento, por 25 m de largura, 15 m de altura. Tinha uma porta lateral. Certamente, o tecto deveria ter um ligeiro grau de inclinação para escoar a água da chuva. Esta relação entre comprimento e largura, de 6 para 1, é usada pelos modernos engenheiros navais. Isto daria à arca cerca de 40 mil m3 de volume bruto.

Internamente, os seus 3 'decks' forneceriam uma área total de mais de 8 900 m2 de espaço útil. A lista de passageiros da arca era bastante impressionante. Além de Noé e sua família, espécies básicas dos animais terrestres e de aves (um casal de cada). No relato acadiano sobre o Dilúvio, na Epopéia de Gilgamesh, esta embarcação era um maciço cubo de uns 60 m de cada lado, construído em apenas 7 dias. Não é mencionado em Génesis quanto tempo Noé e sua família alegadamente levou para construir a Arca.

Nos anos 80 do século XX, a busca da Arca obteve certo ar de respeitabilidade com a participação activa do ex-astronauta da NASA, James Irwin, em expedições à montanha de formação vulcânica, que terá entrado em actividade há cerca de 10.000 anos.

Além disso, as investigações sobre a Arca também foram aceleradas com a dissolução da ex-União Soviética, pois a montanha estava justamente na fronteira entre a União Soviética e a Turquia.

As dezenas de expedições feitas à região montanhosa do Ararat têm alimentado numerosas especulações sem no entanto, até agora, ter sido apresentado qualquer prova.

No entanto, o professor Porcher Taylor, da Universidade de Richmond, Virgínia, Estados Unidos da América, após 13 anos de investigações e com a juda de fotos de satélite, detectou uma formação geológica com a dimensão aproximada da Arca de Noé, o que leva a crer num novo interesse pela investigação arqueológica da região.

Noé, segundo relatos, teria vivido 950 anos.

Fontes: Wikipédia (GNU); Público

Sem comentários: