domingo, abril 04, 2004

Obesidade

Segundo regista o DN de hoje, mais de 10% das crianças chinesas são obesas e o seu número aumenta a uma média de oito pontos percentuais por ano, revelam estatísticas oficiais divulgadas pela imprensa. As horas passadas em frente à televisão ou aos jogos electrónicos e a falta de brincadeiras e actividade física no exterior são algumas das razões que explicam o fenómeno, mais flagrante nos rapazes do que nas raparigas.

Assistimos lá como cá a uma mudança radical nos hábitos de vida e de comportamentos dos jovens, que certamento terá influência no seu desenvolvimento físico. Na alimentação, as racções modernas a que muita gente recorre são também um vector que facilitará a tendência para a obesidade, como se lê frequentemente na imprensa.

Tudo deve ser usado, com conta e medida, e a questão dos computadores nesta era actual da informação deve ser usados com alguma parcimónia, assim como os jogos electrónicos.

Todos nós somos responsáveis pelo futuro da nossa população, e oxalá que possamos incentivar medidas e divulgar conselhos que levem os jovens à prática das boas nornas de conduta, para um melhor desenvolvimento físico.

Sem comentários: