quarta-feira, abril 21, 2004

Opinião

Acho muito intressante, o artigo de Nuno Severiano Teixeira, no DN de hoje, na página Opinião, àcerca do nosso percurso a partir do 25 de Abril de 1974, com o título 'Políticas da Memória'. Merece ser lido com atenção e regista com rigor o que de facto aconteceu ao longo destes últimos 30 anos.

E relacionado com a classificação da Revolução como Evolução, NST faz uma abordagem também inovadora, em género de Blog, que eu quero deixar aqui registada para o futuro, como segue:

"A EVOLUÇÃO. Se a moda pega, muito trabalho vão ter os pobres dos historiadores. E os professores de História? E o Ministério da Educação a refazer os programas? É que é a História de Portugal toda. Os medievalistas têm a Evolução de 1383-1385. Os modernistas têm a Evolução de 1640. E os dresgraçados da história contemporânea, esses não têm mãos a medir: é a Evolução liberal de 1820, é a Evolução republicana de 1910, é até a Evolução do 28 de Maio de 1926, que nesta linha evolutiva é antepassada directa da Evolução do 25 de Abril." - Nuno Severiano Teixeira

Sem comentários: