quinta-feira, outubro 29, 2009

Tratado de LISBOA

UE aceitou condições da República Checa para ratificar Tratado de Lisboa

Está finalmente livre o caminho para o Tratado de Lisboa que vai permitir reformar a União Europeia (UE). Os líderes dos 27 reunidos em Bruxelas aceitaram a condição colocada pelo presidente checo para ratificar o tratado, confirmou José Sócrates no final do primeiro dia da cimeira da UE.

A correspondente da TSF em Bruxelas, Célia Marques Azevedo, falou com o primeiro-ministro português, José Sócrates, à saída da cimeira da UE

A União Europeia (UE) aceitou, esta quinta-feira, as exigências feitas pela República Checa para ratificar o Tratado de Lisboa.

A decisão foi tomada esta noite, no início da cimeira da UE, que termina esta sexta-feira, e levanta um sério obstáculo à ratificação do tratado por Vaclav Klaus, o Presidente da República Checa, o único país dos 27 que ainda não ratificou o documento.

À saída da cimeira, esta quinta-feira, José Sócrates confirmou este acordo e avançou com a data da chegada do Tratado de Lisboa.

«Acabamos de aprovar uma proposta da presidência no sentido de anexar ao futuro tratado um protocolo que responde aquilo que eram as posições checas. E isso vai permitir que o Tratado de Lisboa entre em vigor a 1 de Janeiro de 2010», avançou o primeiro-ministro português.

O Presidente Vaclav Klaus exigiu que a Carta dos Direitos Fundamentais, um documento anexo ao Tratado de Lisboa, não seja aplicada à República Checa, alegando que isso permitiria aos alemães expulsos da região dos Sudetas após a II Guerra Mundial exigirem indemnizações.

FONTE: TSF Rádio Notícias

Sem comentários: