sábado, julho 15, 2006

Rembrandt


Rembrandt Harmensz van Rijn

Rembrandt nasceu a 15 de Julho de 1606, em Liden, na Holanda. O seu pai era moleiro e queria que o rapaz seguisse uma profissão. Deixou a Universidade de Leinden para estudar pintura. Os primeiros trabalhos foram devotados a mostrar as linhas, luz e sombra, e a cor das pessoas. Ele foi inflenciado por Caravaggio (Michelangelo Merisi da) e ficou fascinado pelo trabalho de muitos outros pintores italianos.

Quando Rembrandt estabeleceu-se como pintor, começou a ensinar e continuou a leccionar arte durante toda a sua vida.

Os seus trabalhos estão catologados por:
- Auto-retratos antes de 1639
- de 1640-1649
- de 1650-1659
- de 1660-1669

Um dos seus quadros mais importantes, a 'Ronda Noturna', título erradamente atribuído devido a uma capa de verniz escuro que o cobriu até 1940. Deveria chamar-se "A Companhia do Capitão Frans Cocq". Trata-se pois do quadro de grupo de uma companhia de guardas civis sob o comando de Cocq e do seu tenente Willem van Ruytenburch (evidenciado pela luz).

Esta tela gigante foi um sucesso, embora tenha sido apontado o facto de alguns membros da companhia estarem obscurecidos pela acção. Neste quadro Rembrandt resolve o problema do retrato em grupo de tal forma dinamica que poucos depois dele conseguiram fazê-lo.

Rembrandat mostra Cocq e os seus homens em movimento: as suas lanças estão cruzadas, os arcabuzes estão fora de ordem e todos eles projectam o ar de vitalidade da sua missão. Neste grupo Rembrandt capta a personalidade de toda a companhia.

Para comemorar os 400 anos do seu nascimento, nas ruas de Leiden, foram feitas algumas representações em carne e osso dos seus quadros mais famosos e um deles foi "Ronda Noturna", imitada ao mínimo pormenor. Um cidadão local, Bram Regier, de paleta na mão e de boina vermelha,personifica Rembrandt.



Outros quadros famosos são:
- Titus
- A Noiva do Judeu
- Conselho de Síndicos (Fabricantes de Tecidos)
- A lição de Anatomia

Sem comentários: