quinta-feira, julho 20, 2006

Tall Ships Race 2006

Regata dos grandes Veleiros













Tendo começado em Antuérpia, a Regata dos Grandes Veleiros, Lisboa recebe a partir de hoje e até 23 de Julho, os cerca de 80 navios, entre os quais os mais belos veleiros do mundo. O momento mais alto deste evento é na manhã de 23 quando os veleiros desfilarem pela Torre de Belém, comemorando os 50 anos da primeira Regata dos grandes Veleiros, e com um especial significado para nós por a mesma ter sido idealizada em 1954 pelo Embaixador de Portugal no Reino Unido, Pedro Theotónio Pereira, e um advogado londrino, Bernard Morgan, com o objectivo de reunirem os grandes veleiros ainda existentes após a 2º Guerra Mundial.


Inicialmete esta regata tinha o nome de The Cutty Sark Tall Ships Race.

A participação portuguesa é assegurada pelo navio escola Sagres, repetindo a prova que fez há 50 anos, o navio Creoula e a caravela Vera Cruz.

De Lisboa, os veleiros seguirão em cruzeiro para Cádis e depois para a Corunha, onde, a 10 de Agosto, terá início a segunda regata com destino a Antuérpia, o último porto desta grande prova.

A Regata, organizada pelo Sail Trainig International, sediada em Gosport, Hampshire, tem a finalidade de proporcionar aos jovens a possibilidade de viajarem no mar, a navegar, e desfrutar da competição amigável entre as frotas de treino de vela à volta do mundo, com a oportunidade de ganharem novas experiências, enfrentar novos desafios, aprender novas técnicas, fazerem novos amigos, com bastante divertimento.

Sem comentários: