terça-feira, novembro 15, 2005

Cárie dentária

Portugueses experimentaram com sucesso vacina contra a cárie dentária

Nota: Cárie dentária – doença que altera ou decompõe a substância dos dentes, por desmineralização da superfície, causada por bactéria, com formação de cavidades.

Investigadores portugueses anunciaram hoje que experimentaram com sucesso, em ratos, uma vacina contra a cárie dentária que abre a possibilidade da produção de uma vacina similar para o homem.

“...o que nós encontrámos foi que os animais vacinados com esta proteína sofreram lesões muito menos significativas do que o grupo de controlo que não foi vacinado", declarou Paula Ferreira, um dos três investigadores da Universidade do Porto que desenvolveram a vacina.

“...há ainda um longo caminho a percorrer antes que um modelo experimental possa ser testado numa espécie mais próxima do homem, como o macaco e, para isso, é necessário obter um financiamento”, como foi referido numa Rádio de Lisboa..

Os ratos foram seleccionados para as primeiras experiências, porque as cáries que desenvolvem são semelhantes àquelas que ocorrem no homem.

Os três investigadores já patentearam a sua vacina em Portugal e preparam-se também fazê-lo nos Estados Unidos, onde procuram um financiamento para continuação da suas pesquisas.

A cárie dentária é uma das doenças mais difundidas no mundo. Ela é devida aos ácidos segregados por bactérias normalmente existentes na boca.

Outros investigadores em diferentes países já tentaram produzir uma vacina que eliminasse estas bactérias, a fim de impedir a formação da cárie.

É interessante ver, por cultura geral, ou por necessidade, o CARIOGRAMA elaborado pelo Departamento de Cariologia, Faculdade de Odontologia, da Universidade de Malmö, Suécia.

Sem comentários: