quarta-feira, abril 19, 2006

Presidente chinês


Hu Jintau, Presidente da República Popular da China, visita os EUA, de 18 a 21 de Abril, para aprofundar as relações comerciais entre os dois países.

As empesas norte-americanas são as primeiras a receber o lider chinês, tendo o jantar do primeiro dia ocorrido em casa de Bill Gates, a casa inteligente, dado o interesse manifestado para que computadores dos serviços do Estado Chinês sejam equipados com software Microsoft.

Durante o jantar Hu Jintao terá afirmado, dirigindo-se a Bill Gates: "O Sr. é amigo da China e eu sou amigo da Microsoft".


Depois serão visitadas, entre outras, as instalações da Boeing, o grande complexo de Everett, cuja visita ocorre poucos dias depois de firmados protocolos para a aquisição de 80 aviões Boeing 737 , no valor de $5.2 biliões, para as linhas aéreas chinesas.

Depois seguirá para Washington, para se encontrar com o Presidente George W Bush em que o assunto de fundo será, certamente, o défice comercial norte-americano, que em 2005 ultrapassou os 200 mil milhões de dólares.

Durante o encontro nesta quinta-feira, oferecerá ao seu homólogo americano,o livro em edição especial, forrado a seda, escrito por Sun Tzu há 2.500 anos, nos tempos de Confúcio, para ajudar os monarcas chineses a vencer conflitos bélicos.

Salienta-se a frase mais famosa de A Arte da Guerra, livro com menos de 50 páginas, "Conheça o inimigo e conheça a si mesmo, e você pode lutar cem batalhas sem derrota".

Sem comentários: