sexta-feira, abril 14, 2006

Switzerland


A Suiça e a evolução dos tempos

A Suiça ou Confoederatio Helvetica (CH) fundada em 1291 e tornou-se independente em 1648, tendo 26 cantões, capital em Berna e Zurique sendo a maior cidade.

Conforme estatístistas, dispõe de quatro linguas, Alemão (63,7%), Francês (19,2%), Italiano (7,6%) e Romansh (0,6%).

Em tempos recentos, as actividades fundamentais da Suiça, eram além de bancária e alta finança, a produção de intrumentos de precisão, relógios, téxteis, química, medicamentos, maquinaria, perfumes, chocolates e turismo clássico, sendo um grande chamaris a abundância de neve.

Nos últimos anos, por efeito da globalização, algumas das actividades perderam ou reduziram a sua importância, e somente em 2003, cerca de 1.300 empresas foram encerradas.

Nos últimos dias, os jornais noticiam que acaba de ser lançada uma nova campanha publicitária de turismo, para este Verão, tendo por alvo as "viúvas do Mundial de Futebol", em que o aliciantes não são os chocolates, os relógios, ou outras compras do comércio normal, mas sim os homens suiços, conforme se pode ver no pequeno filme em My Switzerland.

Não se pretende com este post fazer qualquer crítica, porque os países têm o direito de fazer aquilo que muito bem entendem, desde que não molestem os outros, mas nesta Europa ainda algo conservadora, trata-se de uma iniciativa no mínimo, arrojada.

Este tipo de "coisas" costumamos ver nos países asiáticos, por exemplo na Tailândia, onde em Bancoque, os turistas e não só podem passar noites bem escaldantes e, como em tudo, o mais acertado é talvez seguir as modas do tempo!

Sem comentários: