quinta-feira, setembro 21, 2006

Globalização


A população mundial é o número total de humanos vivos no planeta Terra a um dado momento. De acordo com estimativas publicadas pelo IBGE, em maio de 2006 a população mundial era de 6,800,000,000. De acordo com projecções populacionais, este valor continua a crescer a um ritmo sem precedentes antes do século XX. Aproximadamente um quinto de todos os humanos dos últimos seis mil anos estão vivos actualmente. Segundo algumas estimativas, há hoje um bilhão de jovens no mundo entre as idades de 15 e 24 anos.
Para o funcionamento da Globalização, as corporações multinacionais fazem circular as suas mercadorias e capitais num mundo sem fronteiras, de forma a obterem sempre o lucro máximo. Infelizmente, a obtenção do lucro rápido e fácil raramente ou nunca é compatível com a protecção do meio ambiente e com os direitos dos trabalhadores e dos povos indígenas... e o pior é que o interesse em obter o maior punhado de dólares prevalece acima de qualquer outro.

O neoliberalismo, ao abolir todas as barreiras económicas às empresas, permite a criação de um mercado global auto-regulado pelas próprias empresas que o constituem.


Nos países asiáticos estamos a assistir a grande resistência na implementação desta política global, inicialmente seguida pelo Presidente Ronald Reagan dos Estados UNidos, e Margarett Teacher, do Reino Unido, e as manifestações sucedem-se sempre que existem pretestos para isso.


FONTES:
GAIA - Grupo Académico de Intervenção Ambiental
Wikipedia

Sem comentários: