terça-feira, julho 20, 2004

Ciência e Tecnologia

Do Diário Digital
Café pode prejudicar memória a curto prazo

"O café pode ajudar a ficar mais alerta, mas ao mesmo poderá ter um efeito nocivo na memória a curto prazo, revelou um estudo publicado na Behavioural Pschology. A cafeína pode dificultar a memória para palavras conhecidas, o fenómeno de «ter a palavra na ponta da língua».

Valerie Lesk da International School for Advanced Studies de Itália e Stephen Womble do Trinity College de Dublin, acreditam que a cafeína melhora o estado de alerta do cérebro desligando outras funções. Desta forma, poderá ser mais difícil recordar algumas palavras.

Os investigadores dividiram em dois um grupo de 32 voluntários. Ao primeiro foram administrados 200mg de cafeína, o equivalente a duas chávenas de café, e ao segundo, comprimidos falsos.

Em seguida, os sujeitos tiveram que resolver um questionário de com 100 perguntas de cultura geral cuja resposta era apenas uma palavra. Para cada questão, havia à disposição uma lista de 10 respostas possíveis, das quais entre duas e oito eram palavras com uma fonética semelhante à da resposta correcta.

A experiência demonstra que a cafeína auxilia a memória quando os voluntários viam palavras semelhantes à resposta certa. Mas quando eram apresentadas palavras sem qualquer relação com a resposta, os que tinham tomado a cafeína tinham mais dificuldade em encontrar o vocábulo certo."


Sem comentários: