terça-feira, julho 20, 2004

Prioridade à Ciência

Do Jornal de Notícias
Investigadores atacam políticas governamentais

"As tentativas de governamentalização e manipulação têm sido assustadoras", diz Manuel Sobrinho Simões, a propósito das políticas oficiais relativas à ciência. Resumindo e simplificando, a frase do investigador marca o tom dominante de uma conferência ontem realizada na Reitoria da Universidade do Porto, integrado no ciclo "Prioridade à Ciência", iniciativa do presidente da República que vai decorrendo em várias cidades.

O orador principal, com uma palestra intitulada "Prioridade às instituições científicas", foi o belga Jean-Pierre Contzen, conhecedor da realidade portuguesa que, porém, falou em termos genéricos, perspectivando a optimização dos sistemas científicos. Num retrato detalhado, traçou o que considera serem os papéis de organismos públicos e privados. Apontou a Universidade como "alicerce do sistema científico", explicou a absoluta necessidade de organizar os sistemas, traçando os perfis dos vários tipos de instituições, o relacionamento destas com os governos, os fundamentos da autonomia das instituições...

Entre vários interventores, do desencanto de Emanuel Maranha das Neves ao optimismo por banda das ciências sociais, explanado por Manuel Villaverde Cabral, destaca-se a intervenção inicial, contundente, do secretário do Conselho dos Laboratórios Associados. João Sentieiro defendeu "financiamentos baseados em avaliações científicas independentes e não com base em factores burocráticos arbitrários", alertou para a tendência para introduzir na avaliação das instituições "graus de discricionaridade inadmissíveis", criticou "um modelo de divulgação científica governamentalizada e paroquial", arrasou as políticas de financiamento.

O novo ministério, agora da Ciência e Inovação e Ensino Superior, mantém a equipa anterior. As críticas permanecem actuais. P.O.S."









Sem comentários: