domingo, julho 04, 2004

Contra-Informação

Intoxicação informativa

O cidadão comum tem o direito de poder ser informado de uma forma correcta, simples e linear, sem grandes divagações intelectuais, para as quais poderá não estar preparado mentalmente para fazer os necessãrios desvios e correcções.

Nos últimos tempos, e relacionado com a situação política que vivemos, destacamos informações, quase diariamente, que representam intoxicação informativa, apresentadas por meios de comunicação proeminentes que, certamente pretendem apontar para alguns objectivos menos claros, lançando a confusão na rapaziada.

E não percebemos porque disseram que a Dra. Manuela Ferreira Leite tinha falado num 'Golpe de Estado', que apoiava o Dr. Pedro Santana Lopes, que o Sr. Presidente da República teria assegurado a continuidade do Governo, que o Dr. Aníbal Cavaco Silva teria apoiado o Dr. Santana Lopes, quando as entidades referenciadas vieram a público declarar que tais afirmações nunca tiveram lugar.

No passado havia a propaganda política e tivemos exemplos de excelentes mentores e práticos, mas tudo tem o seu tempo e ao fim e ao cabo, a verdade acaba sempre por vir ao de cima, mas também sabemos que por vezes, enquanto isso acontece sempre deixa algumas mazelas que tudo deveria ser feito para evitarmos.

Basta pensar nos processos políticos do passado, a sua arquitectura, as pessoas que sofreram o seus desfechos, o desassogedo lançado entre muitas famílias para recear este tipo de actuação de gente que entende ser os detentores das verdades.




Sem comentários: