segunda-feira, julho 19, 2004

Espanha

Milhares de espanhóis dormem nas ruas

De Manuel Lopes, correspondente do DN em Madrid


"Trinta a quarenta mil pessoas dormem diariamente nas ruas em Espanha. Destas 18% são mulheres e 10 a 12% são universitários.
..Em média, a população vive entre quatro e cinco factos traumáticos isolados ao longo da sua vida, enquanto os sem-abrigo sofrem entre 13 e 14."

O assunto é depois desenvolvido referindo-se a responsáveis pela ONG Solidários sobre o conceito existente sobre os sem-abrigo.

Seria certamente de interesse que em Portugal este tipo de estudo também fosse feito, concluindo sobre as causas que, de facto podem conduzir aquela situação agressiva, e mais ainda que fossem apontadas orientações para minimizar o facto.

Não esquecer que os números acima referidos, ocorrem num país de 40 milhões de habitantes, o vigésimo do mundo em desenvolvimento humano e a oitava potência económica, como mencionado no artigo em referência.

E por isso fica sempre a eterna pergunta: o que deve ser feito para assegurar ao indíviduo o mínimo de dignidade e qualidade de vida humana, qualquer que seja o regime político vigente ?

Sem comentários: