sábado, novembro 20, 2004

Central de Comunicação

Jorge Sampaio chumba Central de Comunicação

"A Central de Comunicação que o Governo queria criar foi vetada pelo Presidente. De acordo com o jornal Expresso, Jorge Sampaio não vê vantagem na criação de um organismo "de publicitação da actividade do Governo".

A Central de Comunicação, aprovada pelo Governo no final de Setembro, ficaria na dependência de Morais Sarmento.

Os dois milhões de euros que iria custar deveriam sair do orçamento do Ministério do Estado e da Presidência.

Às críticas da oposição de que se trataria de um órgão de propaganda governamental, pago com o dinheiro dos contribuintes, o ministro apressou-se a explicar que o objectivo era apenas tornar perceptível a mensagem, a acção e as decisões do Governo.

Mais, disse Morais Sarmento, enquanto noutros países estruturas semelhantes chegam a ser formadas por 200 funcionários, a central portuguesa iria ter apenas cerca de 30.

Argumentos que não convenceram a oposição e, sabe-se agora, nem o Presidente.

Depois da polémica em torno das pressões governamentais sobre a comunicação social, o chefe de Estado deixa um sinal claro.

A participação dos cidadãos na vida política, diz Sampaio, deve ser obtida através da preservação e incentivo do pluralismo e não da criação de um novo serviço administrativo de publicitação da actividade do Governo.

E além de chumbar o diploma, Sampaio remata dizendo que não há défice, antes excesso de presença estatal e governamental nos meios de comunicação em Portugal." - in SIC Online


Sem comentários: