segunda-feira, novembro 08, 2004

Guerra no Iraque

Assalto final - EUA começam bombardeamento intensivo sobre Falluja

"As forças norte-americanas começaram um bombardeamento intensivo contra a cidade de Falluja, no Iraque. Será o início da ofensiva final ao reduto rebelde, autorizada pelo primeiro-ministro iraquiano.

De acordo com jornalistas da France Press em Falluja, a artilharia e a aviação entraram em acção ao cair da noite, cerca das 18h30 locais (15h30 em Lisboa). Os bombardeamentos concentram-se sobretudo sobre os bairros de al Askay e Jughaitha, na zona norte da cidade, a 50 quilómetros de Bagdade.

Os combatentes da guerrilha estão na rua, dos altifalantes das mesquitas ouvem-se partes do Corão e palavras de incentivo ao combate, segundo os correspondentes franceses.

Também a Reuters noticia o início de um ataque de larga escala. Momentos antes, os marines norte-americanos tinham retirado uma barreira de tanques junto a uma estação de caminhos-de-ferro, limpando caminho para um assalto terrestre.

O primeiro-ministro do Iraque, Iyad Allawi, deu hoje autorização às forças norte-americanas para lançarem a ofensiva final a Falluja. Em conferência de imprensa, Allawi anunciou também o recolher obrigatório naquela cidade e em Ramadi a partir das 18h00, a manter ”até que não haja mais terroristas na cidade”.

Iyad Allawi acrescentou que todas as estradas serão fechadas à circulação, com excepção para veículos de emergência. Também o aeroporto internacional de Bagdade foi fechado por 24 horas." - in SIC Online





Sem comentários: