Sonda SMART 1 faz cartografia do satélite
"A primeira sonda lunar europeia, SMART-1, colocou-se na noite passada, como previsto, numa órbita em torno da Lua, anunciou hoje fonte da Agência Espacial Europeia (ESA).
A sonda SMART-1, cuja missão é cartografar a topografia e a composição mineralógica do satélite natural da Terra, foi lançada há 13 meses por um foguetão Ariane 5.
A órbita da SMART-1, que se encontra a uma distância de entre cinco mil e seis mil quilómetros da Lua, será modificada nos próximos quatro dias. Após uma série de manobras, a sonda europeia descerá progressivamente até à sua órbita de trabalho a 13 de Janeiro de 2005.
A SMART 1, que não pousará na Lua, ficará a operar numa órbita que distará 300 quilómetros do pólo Sul e três mil quilómetros do pólo Norte.
A entrada em órbita lunar da SMART 1 assinala o fim e o êxito da missão tecnológica da sonda, que permitiu à Europa testar um sistema de propulsão baseado num motor iónico.
Esse motor funcionou durante mais de 3.300 horas e permitiu cobrir uma distância de cerca de 78 milhões de quilómetros com apenas 52 quilogramas de combustível.
A SMART 1 abre caminho a futuras missões de longa duração no interior do sistema solar que precisam de muita energia, sublinham os responsáveis da missão." - in SIC Online
Sem comentários:
Enviar um comentário