sexta-feira, novembro 19, 2004

Constituição Europeia

"Concorda com a Carta de Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União Europeia, nos termos constantes da Constituição para a Europa?"

Em face da pergunta acima acordada, ficamos na dúvida se vamos votar a Carta de Direitos Fundamentais ou se é no seu conjunto a Constituição Europeia.

Sendo um cidadão comum, de cultura 'talvez' mediana, ficamos sem saber para que lado nos devemos virar, e certamente outros cidadãos encontar-se-ão no mesmo dilema neste importante assunto que a todos devia interessar.

Seria no mínimo necessário e inteligente que aquela pergunta tivesse sido sujeita a uma simulação para se saber o grau de compreensão da mesma pelas várias camadas do Povo Português.

Qualquer estudo de mercado qualitativo utiliza o método da simulação para obter os índices de compreensão que, aos entendidos é claro como a água, mas não àqueles que não abarcam horizontes tão largos.

Certamente que será feita uma divulgação alargada dos objectivos e conteúdo da frase, em tempo, para que tudo resulte da melhor forma e todos nós possamos votar em consciência.

Sem comentários: