segunda-feira, maio 15, 2006

Burros na Namíbia

"Burros da Namíbia mais brilhantes, mas não porque tenham maior coeficiente de inteligência de que outros"

Na Namíbia, um território com 2.400.000 habitantes, existem cerca de 200.000 burros, o que dá um burro por cada 10 pessoas. Os animais dormem ao relento à beira das estradas. A Namíbia dipõe de boas estradas em extensas rectas, que nada ficam a dever às europeis.

Em face disso, os condutores carregam no acelerador atingindo facilmente os 140 kilómetros por hora, e os acidentes acontecem, de tal modo que em cada quatro acidentes estão burros envolvidos e morrem por ano 90 pessoas.

A Namíbia tem fronteiras com: Angola 1,376 km, Botswana 1,360 km, África do Sul 967 km, Zambia 233 km, desenrolando-se numa planície elevada, com o Desert Namib ao longo ds costa e o Deserto Kalahari a oriente.

Os recursos naturais abranjem diamantes, cobre, urânio, ouro, chumbo, estanho, lítio, cádmio, zinco, sal, barragens, peixe, supondo-se ainda existirem depósitos de petróleo, carvão, e minério de ferro.


Para combater o elevado múemro de acidentes provocados pelos animais, uma Organização Não Governamental (ONG) recomendou a colocação de reflectores nas orelhas dos burros, que custa seis dólares por animal, o que começou a ser feito a partir de Dezembro último.

A entidade oficial que controla a aplicação dos reflectores espera, pois, reduzir substancialmente os acidentes.
Os burros também são utilizados como guardadores de rebanhos, como acontece, por ex., na Suiça, substituindo os cães com algumas vantagens e uma delas é a alimentação, pois podem alimentar-se juntamente com os rebanhos nas pastagens. Para evitar acidentes com os animais dos rebanhos são utilizadas as fêmeas ou burros castrados por serem menos agressivos.

Sem comentários: