quinta-feira, maio 04, 2006

Nuclear, sim ou não?

O "Nuclear" é hoje um dos temos que preocupa, certamente, uma boa parte dos portugueses em termos de futuro.

Contudo, não há ainda um debate sério sobre esta complexa matéria, para além de escassos apontamentos que vão surgindo nos meios de comunicação, em termos de opinião ou de escassas afirmações que são feitas em momentos de reflexão.

A opinião do público em geral está traumatizada pelos acidentes mais graves anunciados anos atrás, ocorridos nos Estados Unidos (1979) e Ucrânia (1986), de cujas consequências são relatadas situações de sofrimento e prejuízos que amedrontam qualquer pessoa sem informações de valor sobre o tema.

Afirma-se que a tecnologia actual da energia nuclear sofreu de então para cá progressos significativos que a torna de confiança, sendo uma alternativa de reforço da capacidade energética que a situação actual recomenda seja adoptada, persistindo ainda o grave problema do destino dos resíduos radioactivos.

Dados os acontecimentos acima, há cerca de 10 que não se constroem centrais nucleares na Europa, embora o tema volte sempre à mesa em face das restrições dos combustíveis, como nos tempos actuais, cuja disponibilidade, aliás, a longo prazo, está comprometida, pelo menos não totalmente assegurada.

Existem muitas vozes contra a solução nuclear e estes são alguns sites, entre os muitos existentes, que apontam os inconvenientes que daí advirão:

http://www.mni.pt/revista/index.php?file=revista-artigo&cod=36
http://jc.uol.com.br/2006/04/12/not_110156.php
http://pwp.netcabo.pt/big-bang/big-bang1/mep-1.htm
http://ecosfera.publico.pt/noticias/noticia1040.asp
http://www.negocios.pt/default.asp?SqlPage=Content_Economia&CpContentId=274817&ListComment=
1&CpMsgId=356792
http://www.diplo.com.br/aberto/materia.php?id=960

A sugerida "ampla discussão" sobre o tema será sem dúvida desejável e bem-vinda, mas que ocorra em tempo útil, e não em cima do acontecimento, como por vezes acontece.

Sem comentários: